Umuarama

Umuarama

Preços dos ovos de Páscoa chegam a apresentar variação 60% entre os mercados

03/04/2019 09H01

Para auxiliar o consumidor a economizar nas compras do período da páscoa, o Procon de Umuarama realizou uma pesquisa de preços de ovos de chocolate, bombons e produtos relacionados entre os dias 27 a 29 de março. O levantamento foi realizado em alguns dos principais supermercados e fornecedores de Umuarama. Dentre os resultados, foi identificado variações de mais de 60% nos preços de produtos das principais marcas.

A maior diferença foi conferida no ovo de chocolate “Avengers”, da Lacta, que pesa 157 gramas e foi encontrado por R$ 39,90 e até por R$ 64,50 – variação de 61.65%, segundo o Procon. A pesquisa leva em conta os produtos mais tradicionais do mercado e também marcas diferenciadas, traçando comparativos entre os preços informados pelos estabelecimentos e a variação em relação aos preços praticados no ano passado.

“Com tabelas bem claras e objetivas, queremos auxiliar o consumidor na hora de comprar os chocolates.”, explicou o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e também coordenador do Procon Municipal, Aparicio Bernardo Calderaro Junior.

“Com este amplo levantamento, realizado pela nossa equipe, o consumidor terá um panorama dos preços praticados pelo mercado, poderá economizar na hora da compra e escolher o local mais adequado, entre outras possibilidades”, acrescentou.

A pesquisa traz preços de vários tipos de derivados de chocolate das marcas Nestlé, Garoto, Lacta e outras, como Ferrero Rocher, apresenta a variação percentual no comparativo entre os preços de cada estabelecimento e também a diferença média entre os preços de 2019 e 2018. “Neste ano registramos um aumento de 27,33% no preço médio dos principais produtos”, apontou o coordenador do Procon.

Consumo consciente

Outra dica do Procon de Umuarama é ter a consciência do valor que será possível gastar na compra de ovos de Páscoa. “Não gaste mais acima da renda familiar. O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Quem não sabe quanto gasta sempre gasta mais do que pode, por isso, controle suas despesas com anotações e planilhas”, disse o coordenador do Procon.

Não compre por impulso

Planejamento e autocontrole são palavras-chaves para evitar as compras por impulso e que sempre acabam estourando o orçamento. Se você for ao mercado, faça uma lista de compras. Quando comprar vestuário, compre o que precisa e sempre pesquise, compare e negocie.

Confira a pesquisa de preço: