Umuarama

40 Graus

Praticar exercícios no verão intenso de Umuarama requer cuidados

24/01/2019 08H22

atividade-fisica-verão

Muitas pessoas querem recuperar a forma, após as festas de fim de ano e os quilos a mais. Por isso no verão as praças, bosques e academias de Umuarama estão repletas de pessoas realizando alguma atividade física. O hábito é saudável, mas o praticante de exercícios físicos precisa tomar alguns cuidados, devido as altas temperaturas registradas nos últimos dias.

O exercício físico deve ser feito com orientação, atenção e cuidados, ressalta a personal trainer Claudivina Bonatti. Ela explica que muitas pessoas chegam nas academias buscando um milagre visando ter um corpo perfeito para o verão e acabam exagerando. “As pessoas querem estar bem no verão. Mas, com as altas temperaturas é preciso tomar cuidados. Cada estação do ano tem suas orientações, por isso, o acompanhamento profissional é importante”, explicou.

A orientação da treinadora para quem vai caminhar ou correr em áreas externas, é evitar os horários de maior incidência dos raios solares e nunca esquecer do filtro solar. “Não é legal se expor ao sol nos horários de pico. Procure fazer a corrida ou a caminhada pela manhã, antes do sol nascer ou no fim da tarde, com o pôr do sol. A pessoa vai se sentir melhor, como também, não haverá riscos para a pele. Roupas leves também é outra dica”, explicou.

Tanto para quem está na academia ou nos bosques e praças, a hidratação é fundamental disse Claudivina. “Perdemos muito líquido no verão, o corpo transpira mais para tentar compensar o calor e por isso precisamos hidratar. Essa transpiração em excesso nos dá a falsa sensação de que estamos perdendo peso, na verdade perdemos líquido e pode ocorrer a desidratação. Perder caloria na verdade está relacionado a atividade física saudável e na medida, além de uma alimentação correta”, alertou.

Escute seu corpo

Clau, como é conhecida, contou à reportagem que a pessoa no momento da atividade física precisa escutar o corpo e não tentar ultrapassar seus sinais de desgaste. “O corpo é fantástico, ele conversa com a gente. Então se começar a sentir tontura, coração disparar, tremedeira ou ânsia é sinal que está na hora de parar. Temos que escutar nosso corpo para não prejudicar o que seria para o bem”, alertou.

No momento do exercício físico a temperatura corporal eleva e com as altas temperaturas dos últimos dias, o risco de desidratação é maior, disse a médica Alessandra Colombo Sanches. “A pressão arterial pode subir ou baixar, como também se a pessoa for portadora da diabetes os índices de glicemia podem sofrer alteração. São algumas situações que dependem de idade e histórico médico da pessoa”, noticiou.

Ainda segundo a médica, o primeiro ponto para iniciar uma atividade física, seja no calor ou frio, é saber se a pessoa está apta para aquilo. “Para isso, procure um médico para avaliação física, tanto para exercícios dentro ou fora da academia. Principalmente o idoso, pois algumas pessoas apresentam diabetes, hipertensão, osteoporose entre outras situações crônicas”, alertou.

Avaliação física

Ambos os profissionais ressaltaram que a avaliação médica e física é de extrema importância, para saber se a pessoa está apta e qual o programa de treinamento a seguir. Uma vez que existem estudos que mostram quais as necessidades das pessoas na hora do exercício físico e esse estudo gera um melhor resultado para quem pratica.