Melhorias
A Praça Portugal, no início da avenida que leva o mesmo nome, na Zona IV, está recebendo serviços de paisagismo e cultivo de mais de 600 mudas de flores da espécie Sunpatiens, de cores variadas. O ajardinamento completa uma revitalização completa realizada pelo município na praça, que tem grande importância religiosa e cultural para os descendentes da numerosa comunidade portuguesa de Umuarama.
Há poucos meses, a Prefeitura revitalizou e ampliou a capelinha onde fica a gruta que guarda a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Um mirante foi construído na parte superior com ampla visão da praça, os bancos foram reformadas e as paredes internas receberam revestimento cerâmico, bem como o piso. Nesta semana foram implantados desenhos de corações e um círculo florido, com o plantio de 630 mudas de cores bem diversificadas.
A praça será um novo cartão de visitas de Umuarama para que chega à cidade pela Avenida Portugal. Recentemente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também realizou paisagismo na Praça Brasília, em outro extremo da cidade (na Avenida Brasil com a Rondônia, na zona VII). O aspecto de abandono foi substituído por um ambiente arejado, claro e agora ornamentado com cerca de 1.050 mudas flores de sete tonalidades, também da espécie Sunpatiens.
Nesta semana foram plantadas mudas de Primavera, uma trepadeira que produz muitas flores e vai ornamentar o pergolado circular que existe na praça. Outra equipe da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação também está recuperando as calçadas em petit paver, as muradas de pedra e instalará bancos, entre outros serviços, e o pergolado vai ganhar vigas de madeira envernizadas para sustentar o desenvolvimento das trepadeiras.
“O colorido das flores leva alegria aos logradouros públicos, que se tornam mais atrativos para os passeios, moldura para fotos e estimulam a população a passar mais momentos ao ar livre. Eleva a autoestima da população e melhora a qualidade de vida. Temos cuidado de todas as nossas praças já floridas e estendendo o paisagismo também para outros locais, para que todas as regiões da cidade tenham agradáveis atrativos que possam ser visitados”, destacou o prefeito Celso Pozzobom.