O RETORNO
O prefeito reeleito de Umuarama, Celso Pozzobom, reassumiu o cargo ontem à tarde em meio aos aplausos de familiares, amigos e servidores municipais que o acompanharam na entrada à Prefeitura. Pela manhã, o vice-prefeito Hermes Pimentel que ficou quase dois anos na função de prefeito deixou o prédio. Pozzobom retornou ao cargo por meio de decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (veja histórico nesta página).
Acompanhado pela esposa e primeira-dama Dulce, Pozzobom foi recepcionado na Prefeitura por dezenas de amigos, os integrantes da equipe de primeiro escalão, alguns que saíram junto com ele na época do afastamento. Ele cumprimentou alguns servidores e foi direto ao gabinete, onde foi fotografado na mesa de prefeito, sempre ao lado da esposa. Em seguida ele se reuniu com os novos secretários municipais.
Pozzobom disse ao Ilustrado que vai falar com a imprensa em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, após se inteirar melhor sobre como está a situação na Prefeitura de Umuarama.
Após a reviravolta da Justiça que devolveu a cadeira de chefe do executivo a Celso Pozzobom, o então prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, disse em sua despedida que saí de mãos limpas. Também aproveitou a presença de aliados no auditório do paço municipal ontem cedo para anunciar que é pré -candidato a prefeito do município no próximo ano. Ele ficou um ano e nove meses a frente da administração. Agora volta a ocupar o cargo de vice-prefeito.
Pimentel ainda afirmou que deixou o município com R$ 51 milhões em caixa e projetos importantes encaminhados.
05.05.2021 – O Ministério Público através dos braços especializados do Gepatria e Gaeco deflagrou a Operação Metástase. Sete pessoas foram presas, entre eles secretários municipais, assessores parlamentares e empresários da saúde e 62 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, inclusive no prédio da Prefeitura e na casa do então prefeito de Umuarama Celso Pozzobom. A acusação era o suposto desvio de R$ 19 milhões da pasta da saúde.
16.06.2021 – O MP deflagrou a segunda fase da Operação Metástase. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão e cinco de sequestro de veículos.
15.09.20231 – O Tribunal de Justiça do Paraná determina o afastamento de Pozzobom do cargo de prefeito de Umuarama. O vice, Hermes Pimentel, assume.
22.01.2022 – Em uma sessão com mais de 10 horas de duração por unanimidade os vereadores cassam o mandato de prefeito de Celso Pozzobom.
10.11.2022 – Umuarama – A juíza substitua Patrícia Reinert Lang, da 1ª Vara Criminal de Umuarama torna Pozzobom réu pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro majorada.
05.12.2022 – TJPR suspende a cassação do mandato de Pozzobom pela Câmara de Vereadores. Mesmo assim, em decorrência de decisão na esfera criminal, ele continua afastado do cargo.
03.05.2023 – Em nova decisão do TJPR, a cassação de Pozzobom pela Câmara de Vereadores volta a ter validade.
05.06.2023 – A defesa de Pozzobom consegue reverter mais uma vez o jogo e o TJPR volta a suspender a cassação do mandato de Pozzobom feito pelos vereadores. Com isso ele volta a ser prefeito, mas ainda não assume.
30.06.2023 – O TJPR derruba o afastamento de Pozzobom do cargo, bem como a decisão que o proibia de acessar os prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Umuarama.
03.07.2023 – Pozzobom reassume a cadeira de prefeito de Umuarama.