Desenvolvimento
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Bácaro, iniciaram na segunda-feira, 25, a concessão de direito real de uso de imóvel público com base no Prodeu – Programa de Desenvolvimento de Umuarama. A Baterax Indústria e Comércio de Acumuladores é uma das empresas que vai expandir sua planta industrial com o investimento aproximado de R$ 6 milhões.
O contrato foi assinado no gabinete do Executivo, com a presença da empresária Sandra Mara Alongo Guilherme, sócia-administradora da empresa, do vereador Marcelo Nelli, que contribuiu para as negociações, e do chefe da Divisão de Fomento da Prefeitura e coordenador da Casa do Empreendedor, Paulo Leon Baraniuk.
“A concessão desse terreno, com área de 6 mil m², é a primeira de muitas que pretendemos realizar, pois cada empresa que selar esse acordo com o município criará empregos, contribuindo para aumentar a arrecadação de tributos aos cofres públicos. Esse é o objetivo do Prodeu, promover o desenvolvimento econômico de Umuarama atraindo novas indústrias para a cidade e permitindo a expansão de empresas já instaladas, como é o caso da Baterax”, apontou o prefeito Celso Pozzobom.
Conforme o contrato, a empresa se compromete a implantar uma planta industrial e gerar 65 empregos diretos no período máximo de dois anos. A concessão tem validade de cinco anos e após o período, estando cumpridos todos os requisitos, a empresa passa a ter a posse do terreno em definitivo. “Nesse período haverá avaliações por meio de auditorias anuais em todas as empresas que foram atendidas com terrenos, além do envio de relatórios para a comissão municipal de desenvolvimento. Queremos acompanhar a saúde financeira das empresas para auxiliar no que for possível, a fim de que ela se consolide”, disse o secretário Douglas Bácaro.
A doação futura depende do cumprimento dos termos do contrato de concessão. “Temos certeza que a empresa vai cumprir todos os trâmites, porque é uma indústria sólida no mercado e leva o nome de Umuarama para vários Estados com produtos de ótima qualidade”, comentou. A Baterax pretende construir instalações físicas com cerca de 3,5 mil m² no terreno concedido pelo município. As obras serão iniciadas nas próximas semanas.