Política

ELEIÇÕES 2020

Pozzobom e Pimentel falam do momento que Umuarama vive e destacam as suas metas para a cidade avançar mais

03/11/2020 12H17

Candidatos a prefeito Pozzobom e a vice Pimentel

O prefeito Celso Pozzobom (PSC) e o vice Hermes Pimentel (DC), candidatos à reeleição, são os entrevistados desta semana na série de reportagens do Ilustrado com postulantes, na eleição deste ano, para a Prefeitura de Umuarama.

Eles falam do momento positivo que a cidade vive, das oportunidades de crescimento sustentado e afirmam que Umuarama não pode deixar isso de lado. “É preciso ter continuidade o projeto que foi iniciado em 2017 com obras estruturais de qualidade, organização da máquina administrativa e melhorias em todos os setores para a população ter melhor qualidade de vida”,diz Pozzobom.

Mais experiente com o primeiro mandato que está terminando, o prefeito afirma que foi elaborado um Plano de Governo ainda maior para o segundo mandato, caso seja reeleito, focado principalmente na qualidade de vida da população.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, Pozzobom diz que está encerrando o ano com as contas da Prefeitura todas em dia, incluindo a folha de pagamento e recursos financeiros garantidos para as obras que estão em andamento.

Ele lembra que Umuarama deve ter hoje em torno de 120 mil habitantes e previsão de aumentar esse número a cada ano. Por isso, a sua preocupação é aumentar as vagas nas escolas, creches, mais estrutura das Unidades Básicas de Saúde, segurança e na mobilidade urbana. Obras estruturais como aeroporto e a rodoviária recebem os ajustes finais. Ele lembra que, das 18 obras paradas que herdou da gestão anterior, apenas duas ainda não foram finalizadas por problemas burocráticos: o Centro de Eventos e a Escola de Tempo Integral, mas estão encaminhadas.

O prefeito conta que o bom momento é vivido na geração de empregos com as indústrias existentes produzindo na sua capacidade e projetos de ampliação, novas empresas e indústrias previstas e outras se instalando e o plano da gestão já em tratativas para a instalação de um grande frigorífico, um laticínio e uma fecularia no município.

A cidade tem ainda a Plusval, a antiga Averama, que no primeiro semestre do próximo ano devera´ampliar a sua produção e a geração de mais centenas de empregos.

“Através deste Plano de Governo, apresento propostas de gestão e pactuação que contribuirão para continuar o desenvolvimento de nossa cidade, assim como da nossa gente, pautadas em responsabilidade, honestidade, respeito ao contribuinte, qualidade de ensino, geração de empregos, promoção de saúde, segurança, mobilidade e inovação”, diz Pozzobom.

Os candidatos reafirmam ainda que contam com o apoio e a parceria com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, secretários estaduais, deputados estaduais e federais e o Governo Federal para a conquista de recursos para obras e serviços. “Vamos provar para Umuarama que é possível fazer um segundo mandato melhor do que o primeiro.

Confira a seguir tópicos de algumas das propostas da coligação “Umuarama Segue no Rumo Certo” formada por PSC, PSD, PSB, PTB, DC, Prós e Cidadania:

Agricultura e Pecuária

Desenvolvimento das feiras livres e Feira do Produtor com melhorias;

Incentivo à expansão da pecuária leiteira e de corte

Plano de desenvolvimento da ovinocultura de corte

Incentivo à integração lavoura-pecuária.

Estruturação e gestão das cooperativas locais

Fomentar agroindústrias

Desenvolvimento de setor de compostagem

Implantar a agricultura urbana com hortas comunitárias na cidade

Criar um plano de expansão da fruticultura

Investir na Alimentação Saudável e no Restaurante Popular

Combater o Desperdício de Alimentos e à fome

Ampliação do Banco de Alimentos

Instalar mais pontos do Sacolão do Produtor

Construção do Mercado Municipal de Umuarama.

Assistência Social

Implantação de dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); um Centro Dia; o 2º Conselho Tutelar; Reestruturação do espaço físico do Centro Pop; implantação de uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência; Implantar a Vigilância Socioassistencial. E construção de uma sede para o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Ampliar as ações e as metas do Centro da Juventude, fortalecer o Programa Família Acolhedora; implantar ações voltadas à pessoa idosa e às pessoas com deficiência; implementar ações nos distritos; realizar concurso público para reposição e ampliação dos serviços ofertados; ampliar a parceria com o Ministério Público do Trabalho para atender jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho;

Cultura

Criar o Festival de Teatro de Umuarama; evoluir a Mostra de Dança para um Festival Regional; buscar recursos para aquisição de um caminhão-palco; retomar o Conselho de Cultura; reestruturar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura; elaborar plano museológico no município; aumentar o apoio aos artistas locais, desenvolver ações culturais e de qualificação para crianças, jovens, adultos e terceira idade; criar a agenda cultural anual com a Roda de Conversa com Pioneiros, festivais de música, teatro, dança e corais, cultura na praça, mostra de fotografias, semana farroupilha, Virada Cultural / Semana da Cultura e festival de cinema, entre outros; criar o Festival de Violeiros de Umuarama e Região e resgatar as festas populares.

Criar um programa de integração dos servidores municipais, valorizando seus talentos através da música, do canto, da dança, do teatro, da poesia e outras manifestações artísticas; criar a Feira de Cultura e Artesanato; fortalecer o Natal de Umuarama, criar o Clube da Leitura para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

Desenvolvimento de ações culturais nos bairros e distritos.

Educação

O Plano de Governo para Educação terá como base as leis que regem a Educação, como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Plano Nacional e o Plano Municipal de Educação (PNE/PME) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Transporte escolar de qualidade; Promover concurso público para a contratação de docentes e secretário escolar; Implantar Iniciativas/ Programas/ Projetos de promoção do avanço da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano, em contraturno, de forma presencial; Intensificar ações para aumentar a oferta de vagas em escola em tempo integral; Ampliação de vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos; Promover formação continuada de excelência para docentes, gestores, equipe técnica-administrativa e equipe de apoio;

Implantar um Núcleo de Tecnologia Educacional para fomento da Cultura Digital nas unidades educacionais; Implantar projetos de dança, música, teatro e robótica; Elaborar Livro Didático da História de Umuarama, entre outros.

Esporte e Lazer

Fomentar e viabilizar programas de esportes e lazer para inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; Dar continuidade às atividades sistemáticas orientadas (Projeto SMEL em Movimento, Pedalada Noturna, Zumba na Praça, Life Dance). Ampliar o número de núcleos de atendimento do Projeto Vida Ativa Melhor Idade. Tornar Umuarama referência na modalidade de skate. Revitalização de praças esportivas e alguns ambientes esportivos, tais como:-Estádio Municipal Lúcio Pipino, Ginásio de Esportes Parque Alphaville-Ginásio de Esportes Jabuticabeiras-Ginásio de Esportes Guarani-Campo de Futebol –1º de Maio-Campo de Futebol –São Cristóvão-Campo de Futebol –Ouro Branco-Campo de Futebol –Distrito de Lovat-Campo de Futebol –Distrito de Serra dos Dourados e Santa Eliza; Criação do Programa Bolsa Atleta. Construção de cinco campos de futebol de grama sintética em regiões estratégicas do município, entre outras.

Habitação

Construção de moradias; Construção de unidades habitacionais em casos emergenciais;-Potencializar o Programa Habita Umuarama. Construção de condomínio do idoso; Regularização fundiária; Lotes urbanizados; Implantação de programa de auxílio moradia e Loteamentos nos Distritos;

Indústria e Comércio

Estabelecer a “Agenda de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável Umuarama 2040” e melhorar a infraestrutura de planejamento do desenvolvimento econômico e social;

Inovação, ciência e tecnologia para desenvolvimento econômico-social;

Atração de investimentos industriais externos; Regularização e urbanização dos novos Parques Industriais; Fortalecimento da base de acesso a crédito para todas as empresas; Prospecção de novas empresas industriais e atacadistas; Fomento à exportação; Implantação da Escola de Fábrica.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Fortalecer a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Instituir um Plano Municipal do Meio Ambiente; Implantar um Programa Municipal Agroambiental, Fomento às indústrias sustentáveis; Implantação de Parques Urbanos em Áreas Verdes Municipais; Elaboração do Plano Municipal de Recursos Hídricos; Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos; Instituir o Domingo Ambiental: trazer às nossas áreas verdes fomento para esporte, gastronomia e diversas atividades à população.

Mobilidade Urbana

Realização de concurso público para a contratação de Agentes de Trânsito; Efetivação do estacionamento rotativo; Aprovação do Plano de Mobilidade; Ampliação e modernização dos semáforos; Ampliação do sistema de videomonitoramento do trânsito; Readequação dos canteiros centrais das vias e Programa de Educação no Trânsito através da Escola de Trânsito.

Saúde

Ampliar o horário de atendimento de Unidades Básicas de Saúde (UBS); Manter painéis fixados com gastos mensais atualizados nas UBS; Ampliação de atendimento de Psicologia no município; Implantação de equipe de atendimento domiciliar; Garantir atendimento de urgência nas UBS; Ampliar e estruturar as equipes de atendimento e fiscalização da Vigilância em Saúde; Manutenção e ampliação de atendimentos no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas); Estruturação do serviço de agendamento de consultas nas UBS; Manter assistência integral à gestante e recém-nascido; Manutenção da frota de transporte da saúde.

Segurança

Realização de concurso público para a contratação de guardas municipais. Criar no âmbito da Guarda Municipal a Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal); Criação do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal; Aquisição de Módulo Móvel com sistema de videomonitoramento; Criação de Grupo de Operações com Cães (Canil); Ativação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Tecnologia da Informação

Integração de serviços das diversas secretarias em uma única plataforma, disponibilizada em forma de APP para os munícipes;

Informatização de processos para diminuir trâmites e prazos de espera para os munícipes

Disponibilização de aplicativo para acompanhamento de consultas, exames;

Canal digital para divulgação de material didático.

Sincronização dos semáforos;

Turismo

Estabelecer e fortalecer mapa de rotas rurais do município

Turismo Rural; Estabelecer agenda de eventos econômicos e sociais no município; Relacionar e promover todos os grupos de culinária, de pratos típicos, de festas e eventos; Criar programa de dicas e oportunidades para quem quer ou já está se mudando para Umuarama; Implantar e incentivar o turismo religioso; turismo esportivo e outros. Criar e valorizar o ecoturismo.