UMUARAMA
As 17 mil famílias de Umuarama inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal terão um novo espaço de atendimento nas próximas semanas. A Secretaria Municipal de Assistência Social está montando uma sede exclusiva para dar suporte às demandas deste serviço, que contempla cerca de 41 mil umuaramenses, dentre os quais cerca de 5 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
A nova sede fica na rua Piúna, em frente ao Espaço Carpintaria da Paróquia São José Operário, na região central, e foi visitada pelo prefeito Celso Pozzobom e pela secretária Dayanne Paola Demozzi na tarde desta quarta-feira, 17. “Só no PBF essas famílias recebem cerca de R$ 3,5 milhões por mês, um dinheiro que garante um pouco de dignidade aos beneficiários e ajuda a movimentar o comércio local”, afirmou.
Hoje o atendimento aos inscritos no CadÚnico é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Com uma sede exclusiva nossa intenção é centralizar as demandas, agilizando o suporte aos usuários e, desta forma, aliviando o atendimento aos demais serviços sociais realizados nas três unidades que temos do Cras”, explicou a secretária.
Para isso, a futura sede do CadÚnico terá sete guichês e atendimento organizado por senha eletrônica, mais atendentes e melhores condições para os usuários. O prefeito Celso Pozzobom elogiou a iniciativa e lembrou que o espaço vai oferecer mais conforto durante a espera, inclusive com ambiente climatizado.
“Sempre tivemos preocupação com a qualidade do atendimento no serviço público, por isso autorizamos a criação deste espaço e a utilização dos recursos do ProCad para aquisição de móveis, equipamentos e insumos”, afirmou. ProCad é o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Suas), objetiva estimular a atualização e regularização dos registros unipessoais para requalificar a base de dados do Cadastro Único com foco no tratamento dos registros inconsistentes e ações de busca ativa.
A expectativa é de que mais de 1 mil pessoas sejam atendidas mensalmente no local, de segunda a sexta-feira no horário normal de expediente (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30). Havendo grande demanda, o atendimento poderá ser ajustado, completou a coordenadora do CadÚnico em Umuarama, Tânia de Souza Marques.