Umuarama

Aviso

Posto de Saúde Central já atende em novo endereço

17/09/2018 17H56

O Posto de Saúde Central está atendendo aos usuários em novo endereço – na Avenida Rio Grande do Norte, nº 3341, esquina com a rua Pinguim (entre as praças Sete de Setembro e Tamoio). A mudança foi necessária porque a unidade vai passar por reformas e uma completa reestruturação para sediar em breve o Pronto Atendimento, que naquele local passará a funcionar 24h por dia.

A unidade atende mais de 4 mil usuários, com duas equipes completas da Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde. “Quando necessitar de atendimento, o usuário do Posto de Saúde Central deve procurar o novo endereço para agendar consultas, receber vacinas, retirar medicamentos na farmácia, precisar e procedimentos odontológicos e também participar dos grupos de acompanhamentos, como o de hipertensos e mulheres grávidas”, orienta a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

De acordo com a secretária, as instalações foram bem adequadas para que os usuários sejam bem atendidos. “É uma mudança necessária para que o prédio antigo seja reformado e adaptado para receber o PA. Tomamos os cuidados para atender a todas as exigências do Ministério da Saúde e garantir a atenção e o conforto que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) merece”, acrescentou.

Apesar da proximidade do novo endereço com outra unidade de saúde, a coordenadora de ESF nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria de Saúde de Umuarama, Simony Rodrigues Bernadelli, informa que a divisão territorial foi mantida. “A unidade continuará atendendo apenas aos pacientes cadastrados na região geográfica de origem. Mesmo se residir perto do posto central, quem pertencer a outras unidades deverá continuar se dirigindo à sua UBS de origem”, orientou.

Outros serviços que também funcionavam no Posto de Saúde Central – como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas/ DST/ Aids – já haviam sido transferidos de endereço e hoje atendem no antigo Hospital Infantil Santa Maria, ao lado do Pronto Atendimento Municipal.

O prefeito Celso Pozzobom está reestruturando o atendimento à saúde pública em Umuarama. Já reduzimos consideravelmente a espera por consultas com diversos especialistas, entregamos uma unidade de saúde no Parque San Remo, reforçamos a frota de ambulâncias e veículos da Saúde e nesta semana inauguraremos a reforma e ampliação de mais uma UBS, que atende aos moradores do Conjunto Habitacional Guarani e regiões próximas, entre muitas ações que o prefeito e nossa equipe estão implementando”, afirmou a secretária Cecília Cividini.