Umuarama

Povo

População deixa quase uma tonelada de lixo no Lago Aratimbó, após a virada

03/01/2020 09H49

Entra ano, renovam-se as esperanças, mas algumas coisas não mudam. O primeiro dia de 2020 foi de muito trabalho para a equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Muito lixo foi recolhido em várias partes da cidade, porém o que mais chamou a atenção foi a quantidade de latas, sacos e garrafas plásticas e de vidro jogada por pessoas que passaram a virada de ano no Lago Aratimbó: quase uma tonelada.

O prefeito Celso Pozzobom ficou impressionado com o descaso dos populares, especialmente porque a Prefeitura disponibilizou muitas lixeiras e vários contêineres para o depósito do lixo. “SE não tivesse onde jogar, a gente até entenderia. Mas havia muitos pontos para a população dispensar o lixo no lago. É lamentável que num momento de grande alegria, de confraternização e festa, as pessoas tenham uma atitude como essa. Porém, nosso pessoal agiu rápido e ainda na manhã do dia 1º o lago já estava limpo novamente”, informou o prefeito.

Pozzobom reforçou o convite para a população aproveitar os festejos deste início de ano, que seguem até o próximo dia 6. “Temos a roda gigante gratuita, outros brinquedos com preços acessíveis, praça de alimentação e decoração festiva na Vila do Natal, no Lago Aratimbó. As outras praças e a região central também permanecem iluminadas, neste clima de alegria e esperança”, completou.

O secretário municipal de Serviços Públicos, José Guimarães de Melo, informou que foram recolhidos 950 quilos de garrafas de todo tipo, que foram ensacadas e dispensadas no aterro sanitário municipal. Devido à contaminação pelo lixo, não foi possível encaminhar o material para a reciclagem.

“Esta situação vem se repetindo ano após ano. O município prepara o local com todo cuidado, organiza diversos pontos para coleta de lixo e mantém uma equipe de plantão para a limpeza e mesmo assim, todo dia 1º de janeiro o cenário é o mesmo. Esperamos que esse hábito mude para que nossa cidade esteja cada vez mais limpa e atrativa para os visitantes”, encerrou o secretário.

lago-sujeira-umuarama-ano-novo