Umuarama

Infraestrutura

Ponte do jardim Espanha receberá asfalto em setembro

01/09/2018 19H19

A futura ligação entre a região do cemitério municipal e a rodovia PR-323, pelo Jardim Espanha, teve mais um passo nesta semana, com a implantação do aterro que servirá de base para a pavimentação – última etapa da obra de extensão da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes. Recentemente foram concluídas as galerias pluviais, bocas de lobo e poços de visita, e agora foi a vez da terraplenagem implantar o aterro. A pavimentação deve ser concluída até o final de setembro, caso não haja imprevistos e o recape da parte antiga será realizado simultaneamente.

A ponte custou R$ 1 milhão 261 mil e foi concluída em maio deste ano, já a pavimentação receberá investimento de R$ 1 milhão 119 mil. Pozzobom reforça que a obra é realizada com recursos próprios, desde a ponte até a pavimentação, iluminação e urbanização, e inclui trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape – na parte mais antiga da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes.

O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos do município, Isamu Oshima, explica que foram implantados 420 metros de galerias pluviais com tubos de 0,60 cm a 1,20 m de diâmetro. O prolongamento que receberá asfalto novo tem 310 metros e outros 880 metros receberão recape. “A urbanização prevê ainda 640 metros de calçamento, sinalização horizontal e vertical (com 97 placas) e 2.150 m² de grama. Vamos arborizar as calçadas com mudas de ipês de cores variadas e deixar o canteiro central livre para a iluminação em LED, já implantada na parte antiga. Será um novo acesso seguro e confortável ao centro, bem sinalizado e urbanizado”, acrescentou.

Iluminação

O projeto de iluminação terá 1.180 metros de extensão, com postes de braço duplo no canteiro central. “Com essa obra, estimulamos o desenvolvimento da região do Jardim Espanha, que tem potencial e espaço para receber novos comércios, indústrias e ocupação residencial”, completou o prefeito Celso Pozzobom.