OPERAÇÃO
A Polícia Civil do Paraná, por meio da 17ª Delegacia Regional de Cruzeiro do Oeste, em ação conjunta com a Força Nacional e o 7º Batalhão da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Cerco III. Ao todo, 25 policiais foram mobilizados para o cumprimento de seis ordens judiciais, sendo cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
Conforme a Polícia Civil, a operação teve como foco o combate a crimes graves registrados principalmente no bairro Jardim Cruzeiro, entre eles homicídio qualificado, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e corrupção de menores.
O principal alvo da investigação, segundo a Polícia Civil, é um homem de 25 anos, identificado como V.E.T. dos S., que possui diversas passagens pela polícia por crimes como lesão corporal, ameaça, furto qualificado, dano, receptação, associação criminosa, resistência, tráfico de drogas, embriaguez ao volante e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Segundo as investigações, ele seria o responsável por comandar pontos de venda de drogas no bairro, utilizando menores de idade para a comercialização dos entorpecentes.
V.E.T. dos S. também é apontado como o mandante do homicídio qualificado ocorrido em 21 de março de 2025, que vitimou um jovem de 22 anos, bem como suspeito de fornecer a arma utilizada em uma tentativa de homicídio registrada em 14 de março no mesmo bairro.
Durante o cumprimento dos mandados, a prisão preventiva de V.E.T. dos S. foi efetivada. Além disso, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, munições do mesmo calibre, coldre, um simulacro de fuzil, um drone, um veículo VW Golf, quantia em dinheiro e diversos aparelhos celulares.
Ainda no curso da operação, outras duas ordens judiciais foram cumpridas: uma prisão temporária e uma busca e apreensão. O homem L.W. da S., de 23 anos, foi preso temporariamente, sendo suspeito de ter atuado como um dos executores do homicídio ocorrido em março deste ano.