UMUARAMA
Neste domingo (6), as delegacias de polícia da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama estarão abertas das 8h às 19h, atendendo a população, com foco especial nos crimes eleitorais, conforme a Ordem de Serviço nº 02/2024 emitida pelo Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná, Dr. Silvio Jacob Rockembach. Nos dias 5 e 6 de outubro, todo o efetivo da Polícia Civil permanecerá à disposição para demandas relacionadas às eleições, em cumprimento à Resolução 588/2024 da Secretaria de Estado e Segurança Pública.
Durante o período eleitoral, a Polícia Civil também reforça a importância do cumprimento das normas vigentes. A legislação eleitoral permite, até as 22h deste sábado, a distribuição de material gráfico, além de caminhadas, carreatas e passeatas. No dia da eleição, é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, com uso de bandeiras e adesivos. Contudo, estão proibidos no dia das eleições atos como boca de urna, comícios e transporte irregular de eleitores.
Qualquer cidadão que presenciar crimes eleitorais pode denunciá-los por meio dos canais da Polícia Civil ou diretamente nas delegacias.
Polícia Militar reforça presença nas ruas
O 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Umuarama também atuará com 100% do efetivo nas eleições. O tenente-coronel Cláudio Longo, comandante do 25º BPM, informou que o batalhão contará com o apoio do Batalhão de Fronteira (BPFRON), Pelotão Ambiental e Patrulha Escolar. O policiamento se estenderá das 7h até o término das comemorações, monitorando todas as 17 cidades de sua área de jurisdição, inclusive os distritos.
Em Umuarama, dois oficiais serão responsáveis pelo monitoramento das atividades eleitorais, enquanto nas outras comarcas haverá um oficial em cada uma. “Estamos atentos às campanhas e aos cenários mais complexos em algumas cidades, mas esperamos que os candidatos, apoiadores e eleitores tenham bom senso”, afirmou Longo.
Conforme o comandante, o patrulhamento será ostensivo, com presença fixa em alguns colégios eleitorais, e velado em outros, garantindo a tranquilidade do processo. A recomendação aos eleitores é que exerçam seu direito ao voto com calma, evitando aglomerações e denunciando eventuais infrações.
As denúncias podem ser feitas diretamente à Polícia Militar pelo número 190.