ILEGAL
Na tarde deste sábado (25), uma equipe da Polícia Ambiental de Umuarama realizou uma operação em Perobal, resultando na apreensão de armas de fogo e munições. A ação foi desencadeada após denúncias de caça ilegal às margens do Rio Palmital.
Operação
Durante a “Operação Protetor”, a equipe da Polícia Ambiental de Umuarama recebeu informações sobre a presença de dois carros em uma propriedade particular praticando caça ilegal. Imediatamente, os policiais se deslocaram até o local, solicitando apoio da equipe de escala ordinária.
Ao chegarem na área indicada, encontraram dois carros abandonados. A equipe, então, realizou patrulhamento pela estrada rural próxima, abordando uma caminhonete com dois indivíduos em seu interior. Durante a revista, foram localizadas três armas de fogo municiadas: uma calibre 12, uma 357 e uma 36. A arma calibre 36 não estava municiada, mas munições foram encontradas no veículo. Questionados sobre a documentação, os abordados afirmaram que a arma calibre 36 pertencia ao motorista e não possuía documentação, enquanto as outras duas armas eram de um terceiro indivíduo envolvido na caça.
Minutos depois, mais três indivíduos chegaram ao local em uma motocicleta e outra caminhonete. Novamente, os policiais realizaram a abordagem e encontraram mais uma arma calibre 12. Ao verificar as documentações relativas à caça, os abordados apresentaram autorizações para controle de espécies exóticas invasoras, guia de tráfego especial, documentos da arma calibre 12, certificado de filiação a um clube de tiro, atestado sanitário para transporte de cães e gatos, além das cadernetas de vacinação dos cães, que estavam sendo usados na caça e equipados com colares de GPS.
Os veículos e a arma calibre 12, que estava com a documentação regular, foram liberados no local. Os abordados não foram encaminhados, mas a equipe deslocou-se até a sede do Pelotão de Polícia Ambiental de Umuarama para a confecção do boletim de ocorrência. Durante este processo, uma advogada chegou para acompanhar a situação.
Resultados da operação: