Umuarama

EM TEMPO DE GREVE

PM orienta os motoristas a baixar Carteira Digital de Trânsito na Internet

25/09/2020 08H39

Foram mais de 30 dias de greve dos trabalhadores dos Correios, o que gerou um acúmulo de cartas nas centrais de distribuição. Entre as correspondências que não chegaram ao destino estão as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Desta forma, para não ter problemas com a fiscalização, o pelotão de trânsito do 25º Batalhão de Polícia de Umuarama orienta ao condutor com carteira vencida para baixar a Carteira Digital de Trânsito.

Conforme relatos de leitores do jornal Umuarama Ilustrado, alguns realizaram a renovação da CNH há mais de 30 dias e o novo documento ainda não chegou. A preocupação dos motoristas se deve ao temor de serem notificados com a carteira vencida em alguma fiscalização de trânsito. No Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, que gera sete pontos e multa de R$ 293,47.

Para os motoristas que se encontram nesta situação, o comandante do pelotão de trânsito do 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama, aspirante Ramalho, orientou a baixarem o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. “Se o condutor não tiver nenhum comprovante da renovação da carteira é importante ter a carteira digital baixada no celular, pois existem situações em que os policiais militares não conseguem entrar no sistema para verificar se o documento realmente foi renovado”, explicou.

CNH DIGITAL

A CNH digital só poderá ser emitida para quem tem a nova CNH, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos. Esse código existe na parte interna das carteiras de habilitação emitidas desde maio de 2018. Quem tem a versão antiga, precisará pedir uma segunda via ou renovar a impressa, para então solicitar a digital. Não é necessário esperar a CNH vencer para renová-la.

O primeiro passo é cadastrar-se no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em seguida, baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, nas lojas oficiais da Apple (iPhone) e do Google (Android), efetuar o cadastro e aguardar o e-mail de confirmação.

Depois, é preciso acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, criar uma senha de quatro dígitos para acessar o documento no celular, partir desse momento, fica com o documento disponível mesmo se estiver off-line.

Licenciamento digital

Também existe a possibilidade de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e). O proprietário pode comprovar a propriedade do veículo com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou portando uma versão do CRLV-e. O CRLV-e é emitido em até 3 dias úteis após a quitação dos débitos do veículo (Licenciamento, DPVAT e IPVA).