Política

ENTREVISTA

Plano de Governo de Giuliano Turetta e Eleni para Umuarama

13/10/2020 22H38

Dr. Giuliano Turetta Candidato a Prefeito Eneli Fabris Candidata a Vice-Prefeita PRTB 28

O plano de governo proposto para o município pelo candidato a prefeito de Umuarama, Giuliano Turetta, e a candidata a vice-prefeita Eneli Fabris, ambos do PRTB, prega um novo modelo de gestão centrado na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade a eficiência e o planejamento. “Será um governo com o cidadão comum servindo o cidadão comum, pois o poder emana do povo”, destaca. Ele também conta com o apoio do Governo Federal para executar o plano de governo e conquistar mais investimentos para Umuarama, já que integra o grupo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e o presidente do seu partido, o PRTB, é o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com se encontrou recentemente e recebeu apoio explícito.

Conforme o candidato destaca no plano, um novo modelo de gestão e governança será implementado em Umuarama para priorizar: a) Eficiência de resposta, servir bem será meta constante; b) Confiabilidade; c) Prestação de contas; d) Transparência dos processos; e) Revisão da estrutura organizacional; f) Revisão dos processos decisórios; g) Fusão de áreas; h) Centralização de departamentos; i) Maior responsabilização dos gestores por resultados e decisões; j) Eliminação de etapas burocráticas; k) Recuperação Financeira para investimento com recursos próprios; l) Responsabilidade Fiscal; e m) Eficiência na captação de Recursos.

Com isso, serão aprimorados os mecanismos de prevenção, detecção e correção que coíbam a ocorrência de desvios éticos e principalmente a morosidade. O novo modelo resultará na revisão da estrutura organizacional e do processo decisório, com a fusão de áreas, centralização de departamentos, maior responsabilização dos gestores por resultados e decisões, eliminação de etapas burocráticas, entre outros. A gestão será humanizada, estratégica e com foco em melhores resultados práticos para toda a população, onde não se medirão esforços para superar os modelos tradicionais e arcaicos de gestão pública.

E viver o presente com olhos no futuro. “Planejar é primordial para o sucesso. Ter uma Agenda Estratégica que contemple o curto, o médio, e longo prazo é o caminho”, destaca.

Ações previstas

Caso eleito, a gestão Turetta vai trabalhar pelo retorno do estacionamento rotativo (via concessão ou direto), pela vedação de uso de verba pública em Carnaval e afins, proibição de propaganda pessoal dos agentes públicos, venda de veículos de luxo da prefeitura, criação do projeto de prefeitura e Câmara itinerante nos bairros, congelamento de salários do prefeito, vice-prefeita e vereadores, por quatro anos e diminuição drástica de cargos comissionados.

Também é meta viabilizar a aplicação integral da Lei de Liberdade Econômica aos Micros e Pequenos Empreendedores, uma auditoria em todas as licitações realizadas nos últimos cinco anos, enviar ofício a cada 90 dias com relação de todas as licitações feitas para: Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Tribunal de Contas da União e Câmara de Vereadores

Outro objetivo é verificar a viabilidade de levar a rodoviária para outro ponto, consultando a população, mobilizar os municípios da Amerios para duplicar e/ou federalizar a PR 323, anistiar todas as multas impostas por decretos municipais contra o vírus chinês, em decorrência de violação ao princípio da estrita legalidade e instituir audiências públicas.

Ações que serão obrigatórias

Ampla divulgação e debate sobre o Plano Plurianual, ampliação de atendimento médico e exames nos bairros e distritos, instituir, nos primeiros 30 dias uma comissão com representantes de cada bairro, para apresentação, em até 120 dias das demandas mais urgentes a serem supridas e proibição de tapa buracos no asfalto nos moldes existentes. Não mais permitir o tapa buraco superficial (jogando pó de pedra) onde se cria uma saliência, deixando o asfalto com aspecto estranho e ruim de dirigir.

Proteção e Inclusão

Será missão da Administração Municipal, na gestão Turetta, a proteção das pessoas, do meio ambiente e dos animais. A integração comunitária passa pela atenção aos indivíduos em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão e dignidade através do Trabalho e Emprego, respeito aos animais e ao ambiente, além de fomentar a Cultura e o Esporte como fator de fortalecimento individual.

Dentro dessa linha serão priorizados:

Investir no Projeto Amadurecer e Espaços de Convivência com várias atividades para os idosos, na acessibilidade, na proteção animal, instituir o programa de castração,

PRIMEIRA INFÂNCIA

Priorizar atenção à primeira infância (crianças até 5 (cinco) anos), período em que estão em formação as capacidades motoras e psíquicas das crianças, inclusive com creche em período integral. Fortalecer o trabalho com crianças e adolescentes, auxiliar no combate à violência contra a mulher

MEIO AMBIENTE e SANEAMENTO

O meio ambiente saudável e equilibrado promove bem-estar e saúde pública, portanto o desenvolvimento deverá ser sustentável, indicando-se, para tanto, alguns pontos de atenção em Umuarama. O objetivo será coletar e tratar completamente o esgoto urbano municipal.

APA DO RIO PIAVA: Defender de forma intransigente a qualidade das águas do manancial do Piava, inclusive com ações de reflorestamento, intervenções urbanísticas e de saneamento em seu entorno, de maneira a evitar a poluição e o assoreamento. Viabilizar um plano efetivo de arborização municipal,

LAGO ARATIMBÓ

Criação do Parque Aratimbó com ações para conter erosão, implantar parcerias com as Universidades locais visando a criação de um parque de aves dentro do bosque, nos moldes do parque existente na cidade de Foz do Iguaçu.

Empreendedorismo será incentivado

Incentivar o desenvolvimento econômico direcionado para a geração de emprego e renda. Umuarama possui vocação para tornar-se uma Cidade Empreendedora (Locomotiva do Noroeste). Todo indivíduo deveria ter as condições de fazer escolhas que permitam preservar sua vida, sua liberdade e buscar sua felicidade, além do conforto de sua família. Uma sociedade justa propicia oportunidades para que todos os seus membros, e não apenas os mais ricos, tenham chances de trilhar o caminho da prosperidade, através de realizações pessoais e familiares.

Meta é facilitar a abertura de empresas; b) Auxílio Técnico e Jurídico para mitigar a informalidade, visando principalmente a inclusão previdenciária; c) Estudos para criar e ou ampliar o Parque Industrial para Pequenos e Médios Empreendedores; d) Acesso ao microcrédito; e e) Inovação: Incentivar a economia criativa e os processos de inovação.

SEGURANÇA JURÍDICA – Será priorizada a revisão e simplificação da Legislação Municipal, eliminando interpretações dúbias, abuso de poder, leis em desuso cuja constitucionalidade seja questionável. Ampliaremos as modalidades de publicação das leis municipais, pois no Brasil não se pode deixar de cumprir à Lei alegando desconhecimento.

Na Segurança, meta é trazer uma Delegacia da PF

Além de preservar a Guarda Municipal, Turetta planeja viabilizar o compromisso assumido pelo Governo Federal, na pessoa do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, para a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Umuarama.

E esforços direcionados a garantir a segurança pública nos Distritos de Umuarama, inclusive com estudos a fim de possibilitar a Guarda Municipal de forma permanente nessas localidades. Primar pela manutenção de espaços públicos seguros, bem cuidados e iluminados. E organizar um planejamento conjunto com as forças policiais e órgãos competentes dos governos estadual e federal no combate ao crime, investindo fortemente em equipamentos, tecnologia, inteligência e capacidade investigativa das forças policiais. Com a receita proveniente da venda dos veículos de luxo de uso pessoal de agentes do primeiro escalão vamos adquirir, no mínimo, duas viaturas blindadas para a GM de Umuarama, além de pistolas e escopetas de alta qualidade, bem como propiciar o devido treinamento para seu correto uso.

Outras ações estão planejadas nos seguintes setores:

Investimentos na Educação com capacitação de professores para educação transformadora, baseada nas tecnologias de informação, comunicação e inovação, turno integral, buscar uma Escola Cívico-Militar conforme promessa já feita pelo Governo Federal, cursos técnicos, resgate de valores, campeonatos nas escolas, proibir a ideologia de gêneros, valorizar a qualidade do ensino.

E Mais

PLANEJAMENTO METROPOLITANO

NA SAÚDE SÃO INÚMERAS AÇÕES COM INTEGRAÇÃO DO SISTEMA, SAÚDE PLENA, CUIDADOS, MAIS MEDICAMENTOS COM ENTREGA AGENDADA DISCUTIR OS PLANTÕES MÉDICOS.

TRANSPORTE PÚBLICO

INTEGRAÇÃO DO SISTEMA

MELHORIA DOS VEÍCULOS

INDÚSTRIA E EMPREGO

ATRAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS

INVESTIR NO POLO MOVELEIRO

INCENTIVO AO CONSUMO LOCAL

EVENTOS

VALORIZAÇÃO

AGRO /LEITE / PECUÁRIA

INCENTIVO PARA RECUPERAÇÃO DAS TERRAS AGRICULTÁVEIS COM A DOAÇÃO OU SUBSÍDIO DE CALCÁRIO

PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS PARA AS COMUNIDADES RURAIS

CASCALHAMENTO DE PONTOS CRÍTICOS DE ESTRADAS RURAIS: READEQUAÇAO DE ESTRADAS

CINTURÃO VERDE

LEITE: Atenção especial para a cadeia leiteira, com industrialização local.

COOPERATIVISMO- Fomentar a COOPLU e a Caiuá Carnes Nobres, entre outras.

PROFISSIONALIZAÇÃO: Apoio ao pequeno produtor e economia familiar, visando a profissionalização e o máximo aproveitamento da produção e área útil.

PATRULHA MECANIZADA

URBANISMO

LEGISLATIVO – O Poder Legislativo terá papel verdadeiramente republicano.