Cotidiano

ASSALTOS EM RODOVIAS

“Piratas do asfalto” que atuam em Umuarama e região são alvos da Operação Corsários

03/02/2023 11H32

Jornal Ilustrado - “Piratas do asfalto” que atuam em Umuarama e região são alvos da Operação Corsários

Assaltantes que atuam em rodovias de Umuarama e região foram os alvos da Operação Corsários, deflagrada na manhã desta sexta-feira (3) em Umuarama e Goioerê, pela Polícia Civil de Umuarama. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na casa dos suspeitos, entre eles um homem de 23 anos que é filho de outro suspeito morto no início desta semana em um confronto com a Polícia Militar na região de Cianorte.

Segundo a Polícia Civil pai e filho, juntamente com outros suspeitos, têm envolvimento em uma quadrilha especializada em roubos conhecidos como ‘piratas do asfalto’. O grupo mira veículos que transportam cargas de produtos ilícitos nas estradas da região, podendo ser de contrabando a drogas.

A ação de hoje contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil (NOC PCPR) e 7º Batalhão da Polícia Militar, 2ª Cia de Goioerê. Em uma das residências alvo, no bairro Jardim Pimentel, os investigadores encontraram R$ 7 mil em dinheiro e um aparelho para gravação de câmeras de segurança. Tudo foi apreendido e encaminhado para a sede da 7ª SDP.

Jornal Ilustrado - “Piratas do asfalto” que atuam em Umuarama e região são alvos da Operação Corsários

Três mandados foram cumpridos em Umuarama, nos bairros Jardim Pimentel, Ouro Branco e Parque Bonfim. Já em Goioerê da Polícia Militar cumpriu um mandado, em residência no Jardim Curitiba. 

O primeiro alvo é um homem de 49 anos, com passagens pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e roubo. Durante as buscas em sua residência, no bairro Jardim Curitiba, município de Goioerê, nada de ilícito foi encontrado e o alvo não estava no local. 

Jornal Ilustrado - “Piratas do asfalto” que atuam em Umuarama e região são alvos da Operação Corsários

Umuarama 

O segundo alvo é um homem de 24 anos, com passagens pelos crimes de ameaça e tráfico de drogas. Durante as buscas em sua residência, no bairro Jardim Pimentel, município de Umuarama, foram apreendidos R$ 7.000,00 (sete mil reais) em espécie, um aparelho DVR (que grava imagens de sistema de monitoramento por câmeras), uma munição calibre .22, além do aparelho celular do suspeito. O suspeito foi ouvido sobre os fatos e liberado logo em seguida. 

O terceiro alvo é um homem de 27 anos, com passagens pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa. Durante as buscas em sua residência, no Conjunto Ouro Branco, foram apreendidos dois aparelhos celulares e uma porção de maconha. Na residência estavam o suspeito e sua esposa (36 anos), a qual assumiu a propriedade do entorpecente. Por esse motivo, foi lavrado termo circunstanciado por posse de drogas para consumo em desfavor da mulher e ambos foram liberados após oitivas sobre os fatos. 

Jornal Ilustrado - “Piratas do asfalto” que atuam em Umuarama e região são alvos da Operação Corsários

PIRATAS DO ASFALTO 

O quarto alvo é um homem de 23 anos, sem passagens pela polícia. Durante as buscas em sua residência, no bairro Parque Bonfim, nada de ilícito foi localizado e o suspeito não se encontrava no local. 

Esse suspeito é filho de um dos homens mortos em confronto com a Polícia Militar de Cianorte, na segunda-feira (30/01), em Terra Boa. Naquela situação, segundo registros policiais, os suspeitos também atuavam como “Piratas do Asfalto”, estando em poder de diversas armas de fogo, veículos roubados e produtos contrabandeados. 

CORSÁRIOS 

A operação deflagrada hoje teve origem no dia 24/08/2022, quando o grupo de Diligências Especiais de Umuarama (GDE) apreendeu cinco veículos, armas, munições, anabolizantes e produtos contrabandeados em uma propriedade rural no município de Mariluz. 

Na ocasião, após investigações prévias, a Polícia Civil descobriu que a referida propriedade rural era usada como base de apoio para os criminosos conhecidos como “Piratas do Asfalto”, então foi deflagrada ação policial que resulto nas apreensões. No dia dos fatos, com a chegada da polícia, quatro criminosos que estavam no local empreenderam fuga em meio a uma mata. 

Na sequência esses suspeitos foram identificados, o que gerou a expedição dos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje e a obtenção de novos indícios para integrar as investigações que ainda estão em andamento. 

Nome da operação: Os corsários eram navegadores que praticavam roubo de cargas nos séculos XV e XVIII. Também conhecidos como piratas eram homens que se dedicavam ao roubo de cargas de embarcações.