Umuarama

Encontro

Pimentel solicita terreno a Ratinho Junior para centralizar secretarias municipais

05/11/2021 08H23

Em visita a Umuarama na manhã desta quinta-feira (4), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, foi recepcionado pelo prefeito interino Hermes Pimentel. O primeiro compromisso do dia foi a entrega de 1.837 kits de uniformes aos alunos de três colégios cívico-militares da cidade: Monteiro Lobato, Doutora Zilda Arns e Padre Manuel da Nóbrega.

Ratinho Junior destacou que o Paraná é o estado com maior número de instituições educacionais que optaram pelo sistema cívico-militar – são quase 200. “Os colégios cívico-militares são uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública e compartilham a gestão entre um diretor civil e um militar. Enquanto o civil é responsável por questões pedagógicas, o militar administra infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares”, detalhou.

Hermes Pimentel afirmou que ações como essa, do Governo do Estado, estão mudando a realidade de Umuarama. “Estamos há apenas 40 dias à frente da administração municipal, mas nosso trabalho tem sido totalmente focado em ações para o bem da população. As parcerias com o governador Ratinho Junior só têm feito por engrandecer nossa cidade e melhorar a vida dos cidadãos. Temos certeza que Umuarama está no caminho certo e que nossa luta é sempre para transformar trabalho em oportunidades”, garantiu.

Pimentel aproveitou a oportunidade para entregar ao governador um ofício solicitando a cessão de um terreno – de propriedade do Estado – no Centro Cívico, próximo à Prefeitura, onde ele pretende construir um prédio para abrigar secretarias municipais, que hoje pagam aluguel. “Esse dinheiro que o município gasta com aluguel, poderá ser revertido em educação e em saúde, por exemplo. Por isso estamos rogando ao governador que analise com carinho nossa solicitação”, pontuou.

Colégios Cívico-Militares

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Gilmara Zanato, disse que a adesão ao formato foi resultado de consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais dos estudantes das escolas. “Cada escola tem de dois a quatro monitores militares, quantidade que varia pelo número de alunos. Esse é um projeto idealizado e desenvolvido pelo governador Ratinho Junior que, não tenho a menor dúvida, já está fazendo a diferença na educação do Paraná”, ressaltou.

O novo formato disponibiliza aos estudantes aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, disciplina que dá ênfase ao estudo de leis e cidadania. Aulas de Educação Financeira também são ministradas aos estudantes do Ensino Médio. “Com essa mudança para cívico-militar, nossa escola caminha para ser de excelência no Paraná”, acrescentou o diretor-geral do colégio Monteiro Lobato, Wilson Batista da Silva.

Junto do governador Ratinho Junior estavam os secretários João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Marcel Micheletto (Administração e Previdência) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), o prefeito de Icaraíma e presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), Marcos Alex de Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Umuarama, Fernando Galmassi, o deputado estadual Delegado Fernando e os diretores das escolas que receberam os uniformes e lideranças da região.

Obras na PR-323

O segundo compromisso do governador Ratinho Junior em Umuarama foi para vistoriar as obras de modernização do Trevo Gauchão, que chegaram a quase um terço de execução. Ele frisou que o investimento vai resolver um dos principais gargalos logísticos do Noroeste paranaense. Iniciada em abril deste ano, a obra terá a construção de duas interseções em nível e a duplicação de um trecho de 4,5 quilômetros da PR-323, no entroncamento com a PR-468, que dá acesso a Mariluz.

O trevo, em si, dará lugar a um viaduto de duas alças, melhorando o tráfego no local que recebe o fluxo de veículos que chegam à cidade por Guaíra, vindos do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul, ou de Maringá e Cianorte. No acesso a Mariluz, também será implantada a outra interseção em desnível. Ao longo de todo o trecho, também estão incluídos no projeto a construção de vias marginais, acostamentos e calçadas.

Atualmente, estão sendo executados os serviços de terraplenagem, drenagem, obras de artes especiais, interferências e pavimentação. A modernização foi iniciada em abril deste ano, e a previsão é que a obra esteja pronta em 2022. “É uma obra muito esperada pela população de Umuarama, que reforça a parceria que o Governo do Estado tem com os municípios”, disse o prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel.