Umuarama

Solenidade

Pimentel projeta investimentos estruturais para Umuarama e um governo voltado para a periferia

26/01/2022 09H28

Jornal Ilustrado

Hermes Pimentel da Silva (Democracia Cristã) foi empossado na manhã de ontem ao cargo de prefeito de Umuarama. A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores com a casa cheia e em um discurso inflamado, o novo prefeito de Umuarama pregou um governo simples, humilde e associado a muito trabalho, visando promover investimentos estruturais e econômicos na Capital da Amizade.

Pimentel assume o cargo, após a cassação de Celso Pozzobom, e em suas primeiras palavras como prefeito de Umuarama, ele ressaltou que não foi fácil assumir a administração municipal de um dia para outro, mas após quatro meses sua equipe está envolvida com os assuntos municipais e a máquina pública não parou.

“Administrar uma empresa pública perante uma privada têm diferenças, mas para mim não é um desafio é algo simples. Precisamos sempre saber o que o povo precisa, quais suas demandas. Umuarama tem um povo que paga seus impostos, e perante isso, temos o dever de aplicar esse dinheiro de forma correta. Temos que reger essa empresa pública com consciência e seriedade, pois vou sair daqui com a cabeça erguida”, disse.

O início

Jornal Ilustrado

Sempre atuando junto a periferia da cidade, tanto como empresário ou político, Hermes Pimentel se emocionou ao lembrar de quando começou seu caminho na política e ao lado de sua esposa a primeira-dama, Rozileni Moreira Alves Pimentel da Silva, e Maria do Carmo da Silva, a Dona Maria da Sopa, falou que terá um olhar especial para os bairros periféricos.

“Me orgulho de trabalhar para os moradores da periferia e tudo que faço é para as pessoas simples. Por isso, a administração de Umuarama agora pensará da periferia para o centro. Compramos 93 pontos de ônibus e começaremos instalar de lá para cá (em relação da periferia para o centro), temos cerca de R$ 10 milhões para recape asfáltico, parquinhos para os bairros, investimentos no assistencialismo e R$ 30 milhões para investir em Educação, tudo começará de lá para cá”, argumentou.

Jornal Ilustrado

Investimentos

Ainda em seu discurso, o novo prefeito ressaltou que não terá medo de investir em Umuarama, mas precisa da comunidade junto para fazer dar certo. Entre os investimentos estão projetadas três escolas de tempo integral que atenderão mais de 1200 alunos no Parque Industrial, Parque Dom Pedro e Sonho Meu. Além da duplicação da Estrada Bonfim (do shopping até a rodovia PR-323), implantação da Avenida Pedromiro José Fernandes (saída para Ivaté) e o Centro de Eventos que a administração atual quer concluir até dezembro deste ano.

Além dos investimentos citados, Pimentel ainda ressaltou que nos próximos 30 dias um projeto será lançado em Umuarama e vai mexer com toda a sociedade. “Será um projeto que vai ter uma repercussão enorme em toda sociedade, não vou ter medo de investir na estrutura de Umuarama. Recebemos o terreno do estádio Lúcio Pipino da Companhia Melhoramento. Será um projeto que vou levar frente a muitas pessoas e já que não tenho dinheiro do Estado e nem Federal, vamos levantar essa verba aqui”, disse.

Desabafo

Jornal Ilustrado

Em meio aos anúncios de investimentos e agradecimentos à equipe de trabalho, Pimentel ressaltou a necessidade de Umuarama ter maior representatividade política nas esferas estadual e federal. “É vergonha a cidade ter elegido um deputado federal e ele nem aqui apareceu e nem falar o motivo de não vir. Uma cidade com mais de 120 mil habitantes precisa de melhor representação federal. Também estamos buscando perante o governo estadual cobrança sobre os leitos covid. Queria saber o motivo do nosso deputado estadual não ser ouvido nesta situação. Vamos para Curitiba semana que vem e vou cobrar do governador e trazer uma resposta para os umuaramenses. Mas não é só Umuarama, somos 22 municípios e como o dever do prefeito é cobrar, assim vou fazer. O que eu fizer para Umuarama de hoje para frente é minha obrigação pelo cargo que ocupo, não campanha eleitoral”, exclamou Pimentel.

Covid

Hermes Pimentel ainda falou sobre a covid-19 e o aumento de casos, mas o baixo número de internados. O Prefeito defendeu os empresários, em relação a situação de que alguns funcionários estão pegando atestados, mas ficam transitando pelas ruas e avenidas da cidade. Desta forma algumas mudanças foram realizadas junta a Secretaria Municipal de Saúde no formato para emissão de atestados na Tenda Covid.

HABITAÇÃO

Com visão voltada para o povo, Pimentel ainda ressaltou que a administração tem o objetivo de construir de 180 a 200 casas populares ao ano em Umuarama. “Em meio a expansão imobiliária de Umuarama estamos há cinco anos sem construir casas populares. Até o fim do mandato queremos entregar 600 casas para a população de Umuarama”, noticiou.

Jornal Ilustrado

Pimentel é o terceiro vice a se tornar prefeito de Umuarama

Em 62 anos como município (emancipado em 25 de julho de 1960), Umuarama teve nesta terça-feira, 25, mais um vice assumindo em definitivo o cargo de prefeito – o segundo em função da cassação do titular pela Câmara de Vereadores. O primeiro vice a ascender ao cargo foi Durval Seifert (em 14/01/1975), após a cassação do prefeito Hênio Romagnolli, e o segundo foi Tuguio Setogutte (27/04/1979), devido à renúncia de João Cioni Neto. Na época o médico Tuguio era deputado estadual e relutou em assumir o cargo, concordando apenas oito dias depois.

Com isso, Hermes Pimentel da Silva é o terceiro vice da história de Umuarama a se tornar prefeito em concorrida sessão na Câmara de Vereadores, substituindo Celso Pozzobom – que teve o mandato cassado pelo Legislativo na última sexta-feira, 21, depois de ser afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 15 de setembro de 2021. Desde então, Pimentel exercia a função interinamente. Efetivado, cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2024.

Nesta terça, na Câmara, Pimentel e a primeira-dama Rozileni Moreira Alves Pimentel da Silva tiveram na mesa de honra a companhia da Dona Maria da Sopa, amiga de longa data do prefeito e presidente da Associação Vida e Solidariedade, ao lado do presidente da Câmara, Fernando Galmassi, e do primeiro-secretário, vereador Cléber Nogueira. Eles foram conduzidos à mesa pelos vereadores Pé Duro, Cris das Frutas e Ana Novais.

Jornal Ilustrado

Conheça um breve histórico do novo prefeito de Umuarama

Hermes Pimentel foi eleito vice-prefeito em Umuarama pelo partido Democracia Cristã (DC) na coligação ‘Umuarama Segue no Rumo Certo’, composta pelos partidos PTB, PSC, Cidadania, PSB, PROS, PSD e DC.

Natural de Umuarama, nasceu em 14/11/1972 e tem hoje 49 anos. Foi vereador na gestão 2009/2012, tendo ocupado a 2ª secretaria da mesa diretora entre 2009 e 2010 (na época em que Marcelo Nelli foi presidente) e vice-prefeito de Celso Pozzobom na gestão 2017/2020, tendo sido reeleito como vice para o mandato 2021/2024.

É casado com Rozileni Pimentel da Silva, tem uma filha de 22 anos e reside no Parque Industrial desde a sua infância. É empresário do comércio, com supermercados no Parque Industrial e no Conjunto Habitacional Sonho Meu, e também no ramo imobiliário, com loteamentos e venda de terrenos.

Faz questão de lembrar que sempre morou em Umuarama e que, na juventude, trabalhou como leiteiro. O gosto pela política veio com a atuação em projetos sociais voltados a famílias carentes. “Priorizamos o bem-estar do povo simples e o crescimento de Umuarama, a geração de emprego, a saúde, educação e a infraestrutura. Podemos avançar muito mais. Temos projetos e o compromisso de novas obras, experiência sobre como fazer e muita vontade de trabalhar”, completou Pimentel.