Umuarama

Coronavírus

Pimentel determina volta da vacinação contra covid em unidades de saúde de dez bairros

06/10/2021 08H41

Jornal Ilustrado

Sensibilizado com as grandes filas que se formavam na central de vacinação contra a covid-19, no Sest Senat de Umuarama, após ouvir diversas reclamações da população, o prefeito em exercício Hermes Pimentel determinou às equipes da Secretaria de Saúde que a imunização fosse descentralizada. E já a partir desta quarta-feira (6), dez unidades básicas de saúde passam a vacinar com as doses dois e três.
De acordo com a diretora de Atenção Primária em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, as UBS que se converteram em unidades vacinadoras são: Bem-Estar, Jardim Lisboa, Ouro Branco, San Remo, Sonho Meu, Vitória Régia, Jardim Cruzeiro (Cohapar III), Guarani/Anchieta, Central e Cidade Alta (os endereços estão disponibilizados em lista que pode ser acessada clicando aqui). “Todas essas unidades vão atender das 7h30 às 11h. Lembrando que é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto”, explica Maristela.
Ela detalha que o cidadão pode procurar qualquer uma das UBS, independentemente do local de sua residência. “Para receber as chamadas D2 e D3 essas dez unidades de saúde estarão preparadas para oferecer a imunização, sem precisar de agendamento. Essa descentralização promovida pelo prefeito será responsável por reduzir as filas no Sest Senat”, observou Maristela, acrescentando que essas dez unidades de saúde foram selecionadas por critérios técnicos de logística, equipe e localização geográfica. “As doses ficarão sempre disponíveis de segunda a sexta-feira”, afirma.

DOSE UM NO SEST SENAT

A imunização contra o coronavírus para a primeira dose continua no Sest Senat (avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, em frente ao Pronto Atendimento Municipal). Para esta quarta-feira (5) serão vacinados adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades e haverá repescagem para 18 anos ou mais, além de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes.

ADIANTAMENTO DA VACINA

A Secretaria Municipal de Saúde adiantou a dose dois para vacinados com o imunizante Pfizer. Hoje pessoas que tomara a 1ª dose até 09/08 (conforme marcação na carteirinha) poderão receber a segunda dose. A vacina está disponível nas unidades de saúde Jardim Cruzeiro, Lisboa, Ouro Branco, Central, Cidade Alta, Vitória Régia, Guarani / Anchieta, San Remo e Sonho Meu. Leve sua carteirinha e um documento com foto.

SEGUNDA E TERCEIRA DOSE

A Secretaria de Saúde segue com a imunização para 2ª e 3ª dose hoje. A 2ª dose é para todos os grupos; 3ª dose para pessoas acima de 18 anos imunossuprimidas (vacinar após 28 dias da 2ª dose), idosos acima de 80 anos (vacinar após 6 meses da 2ª dose).

A vacinação está disponível nas unidades básicas de saúde Jardim Cruzeiro, Lisboa, Ouro Branco, Central, Cidade Alta, Vitória Régia, Guarani / Anchieta, San Remo e Sonho Meu, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h.