Umuarama

Revitalização

Pimentel determina desassoreamento do Lago Aratimbó; início será na próxima semana

24/11/2021 08H47

Menos de três meses após assumir interinamente a Prefeitura, o prefeito em exercício Hermes Pimentel determinou à sua equipe o desassoreamento do Lago Aratimbó, um problema que se arrasta há anos gerando descontentamento da população e frequentadores, sem uma solução. “Este é um dos principais cartões-postais de Umuarama, um ponto de encontro da comunidade que, em vez de encantar os visitantes, causa descontentamento, críticas e reclamações”, lamentou.

O acúmulo de resíduos sólidos e sedimentos carreados pelos córregos que formam a represa ocorre em virtude da falta de galerias pluviais para drenar a água das chuvas para um ponto após o aterro. “É uma situação incômoda que não podemos admitir. Mesmo que não seja possível uma obra definitiva, ao menos a manutenção e limpeza do lago deveriam estar em dia. É uma obrigação do município cuidar dos logradouros públicos”, afirmou o prefeito.

Durante visita na última segunda-feira, Pimentel reuniu os secretários municipais de Obras, Isamu Oshima, de Serviços Públicos, João Paulo dos Santos, e de Serviços Rodoviários, Osvaldo Borborema Marto, bem como o diretor de Meio Ambiente, Rubens Sampaio, e chefes de setor das secretarias para discutir um plano de ação voltado à limpeza do lago.

“O serviço envolve considerável volume de recursos. Serão cerca de 1 mil horas/máquina e 3 mil viagens de caminhão basculante para transportar os sedimentos, a sere removidos do leito com escavadeiras hidráulicas. O material será encaminhado ao aterro sanitário municipal e armazenado para cobertura de resíduos nas células de deposição”, explicou o secretário Isamu Oshima.

A previsão é que o trabalho seja iniciado já na próxima semana. “Vamos utilizar saldos de contratos vigentes e caminhões próprios para o transporte dos resíduos. A previsão é que, caso não ocorram chuvas fortes, o serviço seja executado em 30 dias, começando pela parte de baixo da passarela de madeira que une os dois lados da represa”, completou.

Segundo o prefeito Pimentel, o objetivo é ter o Lago Aratimbó recuperado para as festas de natal e ano novo, já que o local é um dos preferidos para reuniões familiares e encontro de amigos em Umuarama, nos finais de tarde e fim de semana. Além da beleza, o lago conta com grande área verde, quiosques, quadra de areia, parque infantil e pistas para caminhada e passeio com animais de estimação. “Não sabemos se o tempo será suficiente, mas faremos o possível”, finalizou.