OPERAÇÃO

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação Bisturi, que tem como alvo o comércio ilegal de substâncias controladas. A ação alcançou diretamente a cidade de Umuarama, onde os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em um endereço vinculado a um homem que prescrevia e comercializava anabolizantes de origem paraguaia, sem autorização legal para atuação médica ou farmacêutica no Brasil.

No local, os policiais federais apreenderam diversos medicamentos de origem estrangeira, principalmente anabolizantes vindos do Paraguai, além de grande quantidade de dinheiro em espécie, sem comprovação de origem lícita. O investigado foi preso em flagrante por crimes previstos no Código Penal.

Segundo a investigação, o suspeito prescrevia e comercializava anabolizantes sem autorização legal para exercer a medicina ou qualquer atividade farmacêutica no Brasil. A prática configurava risco à saúde pública, já que os medicamentos eram vendidos sem qualquer controle sanitário.
De acordo com a PL, o inquérito policial teve início a partir de informações que apontavam a atuação irregular do investigado em Umuarama, cidade que se tornou ponto de atenção das autoridades devido ao fluxo de produtos ilícitos vindos da fronteira. A PF apura agora a possível existência de uma rede de distribuição que poderia abranger outras localidades do Paraná.
