Região

OPERAÇÃO

PF deflagra Operação Silverado contra lavagem de dinheiro e sonegação na fronteira

18/06/2025 11H09

Jornal Ilustrado - PF deflagra Operação Silverado contra lavagem de dinheiro e sonegação na fronteira

A Delegacia de Polícia Federal de Guaíra (PR) deflagrou na manhã desta quarta-feira (18/06) a Operação Silverado, com o objetivo de investigar e desarticular um esquema criminoso de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. O esquema beneficiava familiares de criminosos condenados pela Justiça brasileira, mas atualmente foragidos em países vizinhos na região de fronteira com o Brasil.

As investigações apontam que os envolvidos utilizavam diversas estratégias para internalizar, dissimular e ocultar a origem ilícita dos recursos financeiros. Entre os métodos empregados estavam a criação de empresas de fachada, a utilização de empresas reais para movimentação de recursos ilegais, além da aquisição de veículos e realização de transportes de mercadorias para dar aparência de legalidade aos lucros obtidos com o crime.

A deflagração da Operação Silverado foi resultado de um trabalho conjunto de análise financeira, fiscal e patrimonial dos investigados. A Polícia Federal reuniu um vasto conjunto de indícios que demonstram a ostentação de bens e a movimentação de ativos incompatíveis com a renda declarada pelos suspeitos. As investigações revelaram que os recursos movimentados tinham origem em atividades criminosas, como o contrabando e o tráfico na faixa de fronteira.

Segundo informações da Polícia Federal, embora os líderes da organização criminosa estejam abrigados em países vizinhos ao Brasil, a ação desta quarta-feira teve como foco a recuperação de ativos financeiros ligados às infrações penais. O objetivo é não apenas interromper o fluxo ilícito de recursos, mas também garantir a reparação dos danos causados, seja por meio da indenização das vítimas ou da reversão dos valores obtidos ilegalmente aos cofres públicos.

Jornal Ilustrado - PF deflagra Operação Silverado contra lavagem de dinheiro e sonegação na fronteira

Ao todo, foi cumprido um mandado de busca, apreensão e sequestro de bens no município de Cascavel (PR), expedido pela 1ª Vara Federal de Guaíra (PR).

Durante a operação, um dos maiores contrabandistas da região de Guaíra foi preso. Segundo a Polícia Federal, o homem estava foragido da Justiça brasileira há mais de 10 anos. A prisão representa um importante avanço no enfrentamento ao crime organizado que atua na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e novas diligências não estão descartadas, com o objetivo de identificar outros envolvidos e ampliar o bloqueio de ativos ligados à organização criminosa.