OPERAÇÃO
A Polícia Federal, com apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná, deflagrou na manhã desta segunda-feira (21) a Operação Circe, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na importação, transporte e comercialização de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai. A ação ocorreu em diversas cidades da região, incluindo Terra Roxa, Iporã, Palotina e Jesuítas, municípios próximos a Umuarama.
Foram mobilizados cerca de 40 policiais federais para o cumprimento de 13 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama. Entre os mandados, 8 eram de busca e apreensão e 5 de prisão preventiva. As prisões ocorreram nos municípios de Palotina, Terra Roxa, Jesuítas e Francisco Alves. Além das prisões, houve flagrantes por posse ilegal de arma de fogo e armazenamento de agrotóxicos sem registro ou proibidos.
De acordo com a investigação, os agrotóxicos proibidos eram retirados de suas embalagens originais e reembalados para enganar a fiscalização, sendo então transportados para outros estados, como Mato Grosso e Bahia. Durante a operação, a Polícia Federal também identificou uma grande movimentação financeira vinculada à organização criminosa, o que resultou na determinação de sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias no valor de até R$ 10 milhões.
Conforme a PF, os investigados responderão por crimes relacionados à organização criminosa, importação e comércio ilegal de agrotóxicos, com penas que podem chegar a 17 anos de reclusão. Além disso, eles enfrentarão acusações de lavagem de dinheiro, com penas de até 10 anos de prisão para cada ato criminoso.