Umuarama

UMUARAMA

Pesquisa testa conhecimentos da população sobre coleta de lixo orgânico e reciclável

05/03/2024 17H15

Jornal Ilustrado - Pesquisa testa conhecimentos da população sobre coleta de lixo orgânico e reciclável

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente relançou uma pesquisa on-line para apurar o nível de conhecimento que a população tem sobre a coleta do lixo orgânico e dos materiais recicláveis em Umuarama, que foi iniciada em dezembro passado. Além de entender o que o cidadão sabe sobre o assunto, o município quer subsidiar com informações um estudo da cooperativa dos catadores de recicláveis para dimensionar melhor a coleta e verificar o que pode ser melhorado.

Para isso, é muito importante a participação da comunidade. “Pedimos que a população acesse a pesquisa e responda as perguntas. São poucos questionamentos e praticamente todos com respostas objetivas (selecionar uma das opções) e o acesso pode ser feito por computador, tablet ou celular”, orienta a diretora do Meio Ambiente da Prefeitura, Fernanda Periard Mantovani. O formulário está disponível aqui.

Além de testar o conhecimento do participante sobre o sistema de coleta e reciclagem de materiais, a enquete – chamada ‘Quiz dos Resíduos’ – permitirá levantar dados para um documento que será utilizado na implementação de projetos e ações a fim de aperfeiçoar o sistema de coleta de resíduos, conforme relata o secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira. “Outro foco é saber o nível de satisfação da população com o serviço prestado em Umuarama”, indicou.

São 18 questões – incluindo nome, idade e bairro de residência – e a participação da população é essencial. “Avaliando os primeiros participantes, percebemos que 27% têm entre 31 a 40 anos. Cerca de 18% das pessoas disseram não saber para onde vão os resíduos coletados na cidade e 80% disseram saber em que dia da semana o caminhão da coleta passa em sua residência”, comentou Sucupira.

Uma das questões diz respeito ao conhecimento do cidadão sobre quais resíduos ele acredita serem recicláveis. “Muitos acreditam que seringas (injeções) e medicamentos podem ser reciclados. É algo que precisar trabalhar bastante para esclarecer, pois esse tipo de material jamais pode ser descartado no lixo reciclável – muito menos no lixo orgânico”, explica Fernanda Mantovani.

Outro ‘equívoco’ apontado no quiz é a percepção de alguns participantes de que tubo de pasta de dente pode ser reciclável, bem como embalagens de isopor. “Há elementos, como esses, que até têm como ser reciclados, mas não no Paraná. Nossa instrução é para que o cidadão continue separando e descartando esses materiais na coleta seletiva, mas infelizmente não são produtos que podem ser reaproveitados”, completa a diretora.

O prefeito Celso Pozzobom reforça que todos os cidadãos devem responder à pesquisa, disponível no site da Prefeitura. “O volume de lixo produzido diariamente em Umuarama é de cerca de 80 toneladas e isso faz com que a administração municipal desenvolva projetos e campanhas para dar a destinação correta ao lixo, seja ele orgânico ou reciclável”, finalizou.