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Comércio

Pesquisa prevê 68,3% dos paranaenses comprando presentes para as mães

06/05/2020 11H00

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O Dia das Mães será comemorado no próximo domingo (10) e uma sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear nesta data.

O percentual é bem menor do que o registrado no ano passado, quando 80% dos filhos planejavam comprar uma lembrança para as mães. Esta é a menor expectativa de  compras para o Dia das Mães – considerada a segunda melhor data para o comércio – desde o início da sondagem, iniciada em 2015.

A parcela de paranaenses que não vão presentear este ano é bem maior e corresponde a 27%, ante os 17% em 2019.

UMUARAMA

Em Umuarama os empresários esperam alavancar as vendas na data, porém além da pandemia, o medo do fechamento do comércio também ronda a cidade.

Na noite de quinta-feira (30) o Tribunal de Justiça concedeu uma liminar favorável a Defensoria Pública onde determina a suspensão do Decreto Municipal 82/2020 – que regulamentou a abertura do comércio, após período de quarentena – e a obrigatoriedade de se seguir o que consta no Decreto Estadual 4.317/2020, o qual estabelece quais são as atividades econômicas que podem continuar de portas abertas.

Até o fim da manhã desta quarta-feira (6), a Prefeitura de Umuarama não havia se pronunciado a respeito do fechamento. Apenas uma nota foi emitida na sexta-feira (1) dizendo que a administração municipal esperava a notificação oficial da liminar, para depois se pronunciar.

COVID-19

Conforme a pesquisa da Fecomércio, pandemia da Covid-19 é o principal fator de impacto na intenção de compra dos paranaenses para o Dia das Mães: 66,5% das pessoas ouvidas pela Fecomércio PR afirmam que a crise gerada pelo coronavírus influenciou na decisão, seja de não gastar ou de reduzir o valor do presente.

Dificuldades financeiras (47,9%), isolamento social (17,4%) e perda do emprego ou renda (8,5%) foram apontados como os principais motivos de quem não irá presentear.

Valor do presente

Também houve redução no tíquete médio, que será de R$ 105,15, ou seja, R$ 20,00 a menos do que no ano passado, quando o valor médio do presente foi de R$ 125,17. Neste ano, a maior parte dos presentes  (62,5%) custará até R$ 100,00. Os filhos que pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 correspondem a 23,0%; entre R$ 151,00 e R$ 200,00, 9,0%, e os consumidores que planejam despender mais de R$ 200,00 são apenas 5,5%.

Tipo de presente

Roupas, bolsas ou calçados devem ser a aposta principal dos filhos para agradar as mães, com 32,4% das intenções. Perfumes ou cosméticos serão a escolha de 15,4%. Os demais tipos de presentes foram menos citados e incluem: eletrodomésticos ou objetos de decoração (5,5%), joias, bijuterias ou outros acessórios (5,5%), valor do presente em dinheiro (4,6%), livros (3,1%), flores (2,6%), cesta de café da manhã (1,3%), alimentos ou bebidas (1,1%), chocolate (0,7%), eletrônicos (0,7%), artesanato (0,5%) e demais opções (2,2%). Os que ainda não sabem o que vão comprar somam 24,5%.