Umuarama

Levantamento

Pesquisa aponta a emissora de rádio de maior audiência de Umuarama

15/03/2019 09H26

Há 27 anos atuando no setor, o Instituto Brasil, Consultoria e Pesquisas de Opinião realizou uma ampla pesquisa de mídia voltada para o seguimento emissoras de rádio do município de Umuarama. Os dados revelam, que mesmo com o advento dos aplicativos de celulares, streaming de música e demais aparelhos (gadgets), sintonizar o rádio ainda é a preferência do ouvinte na hora de escutar uma música.

Fundado em 1992, o Instituo Brasil de Pesquisas atua no seguimento de pesquisas profissionais e estratégicas, conhecidas como pesquisas de opinião pública. Os profissionais do Instinto também trabalham nos seguimentos de pesquisas de mercado, marketing, eleitoral e administração pública.

“Contamos com o registro no Conselho Regional de Estatística, o que endossa a pesquisa para ser reconhecida cientificamente e profissionalmente. Como também, valida no contexto representativo. Desta forma, uma pesquisa como esta – dentro de uma amostra – representa a opinião do todo”, ressaltou o diretor do Instinto Brasil, Roberto Catarin.

Envolvido com a ciência e a educação, Catarin também é diretor da Faculdade Alfa, especialista em Marketing, Gestão de Pessoas, Pesquisa de Opinião Pública e Mestre em Comunicação Social. “Quando o Instinto Brasil mede uma pesquisa das emissoras de rádio no município de Umuarama, com uma amostra científica, estamos representando o que pensa a população inteira e essa amostra passa a ser real.

Neste contexto científico, o estudo do Instinto Brasil – realizado em Dezembro de 2018 – durante 15 dias, em Umuarama e nos distritos, mostra dados importante do setor e como o rádio ainda tem uma alta penetração na população, pois na hora de ouvir uma música: 61% dos entrevistados ainda preferem ligar o rádio. “Mesmo com várias opções da tecnologia, como aplicativos ou outros aparelhos, a maioria das pessoas na hora de decidir ouvir uma música ligam o rádio”, disse o diretor Catarin.

Na busca pelo perfil e o comportamento do ouvinte de rádio, a pesquisa foi dividido por gênero, faixa etária, grau de instrução e renda familiar. No quesito horário, 53,5% dos entrevistados disseram ouvir rádio pela manhã. “Este é o ponto alto do rádio, mas 33,4% responderam ouvir o rádio mais de uma vez ao dia. Sendo que, 40,3% ouve o rádio em casa, mas 24,2% sintoniza sua emissora favorita no carro. Este é um dos ouvintes que sintoniza o rádio várias vezes ao dia”, explicou o entrevistado.

RADIO MAIS OUVIDA

Na preferência dos ouvintes de rádio de Umuarama, a Ilustrada FM ficou em primeiro lugar com 28,6% da audiência; a emissora do segundo lugar tem 21,1% e o terceiro lugar ficou com 18,9% da preferência. “O principal motivo para a pessoa escolher uma rádio são as músicas tocadas que corresponde a 36,4% das respostas e a programação ficou com 28,7% da opinião”, revelou Roberto Catarin.

Dentre os estilos de músicas preferidas dos umuaramenses está o sertanejo raíz, o universitário, seguido pelo religioso/gospel e depois pop, rock e mpb.

ONLINE

Ainda conforme a pesquisa, atividades da rádio nas redes sociais, WhatsApp e a interação com o telefone são ações que interessam ao público. “Isso mostra que a tecnologia conversa com o meio rádio, uma vez que o rádio utiliza das novas tecnologias para interagir com o ouvinte. A população gosta da presença do rádio na rede social e com programação ao vivo isso gera interação entre o comunicador e ouvinte”, acrescentou o diretor do Instituto Brasil.

CONCLUSÃO DA PESQUISA

Para o mestre em comunicação, Roberto Catarin, a principal conclusão do estudo é que o veículo rádio continua forte e tem penetração grande em todas as faixas etárias “Quando se vê um jovem que poderia estar em outros meios escutando música, mas está nas rádios, isso mostra a força deste meio de comunicação. Na pesquisa ficou evidente a presença desse público, além das pessoas de meia idade nas rádios FM. As rádios AM conta com um público mais idoso”, noticiou.

O pesquisador ainda finalizou dizendo que a pesquisa ainda conta com outros diversos dados, que traça realmente o perfil total da população que ouve rádio em Umuarama e distritos. “Esses são alguns números de uma pesquisa muito ampla, que tem centenas de informações estratégicas, de tomada de decisões, divulgações e veiculações e que traçar o perfil do ouvinte de rádio umuaramense”, finalizou.