Umuarama

Mais Pecuária Brasil

Pequenos produtores de Umuarama podem participar, de graça, do Mais Pecuária Brasil

11/02/2023 09H38

Jornal Ilustrado - Pequenos produtores de Umuarama podem participar, de graça, do Mais Pecuária Brasil

A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, acaba de estabelecer uma parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e a Alta Genetics, garantindo a participação do município no Mais Pecuária Brasil, o mais importante programa brasileiro de melhoramento genético dos rebanhos de gado de corte e leiteiro por meio de inseminação artificial.

O secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira, conta que 2,7 mil acordos já foram firmados Brasil afora e que “uma verdadeira revolução genética” chega a Umuarama. “O Mais Pecuária Brasil está mudando a produção da pecuária familiar e as condições socioeconômicas de milhares de pequenos produtores no país inteiro. Estamos realmente muito orgulhosos por termos inserido nossa cidade nesse sucesso, que tem a gestão e a liderança da Conafer que, assim como a determinação do prefeito Hermes Pimentel, tem a missão de levar desenvolvimento socioeconômico aos pequenos produtores agrofamiliares”, observou.

Ele acrescenta que o programa Mais Pecuária Brasil é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores que aspiram por um projeto para melhorar a produção do gado, de corte e de leite. “E, mais que isso, é importante para esses pequenos e médios pecuaristas que buscam garantir uma renda maior para toda a família. Pequenas propriedades precisam de grandes investimentos para valorizar ainda mais toda a cadeia produtiva, gerar empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação dos municípios”, comentou.

A veterinária Stephani Talia Nardoni Venâncio, assessora especial da Secretaria Municipal de Agricultura, relata que desde o Mais Pecuária Brasil foi sincronizado para atingir alta taxa de prenhezes do município, desde a fase nutricional, hormonal, de inseminação, diagnósticos de gestação e prenhezes. “Estamos iniciando agora esse super programa, que entrega a prenhez do animal e não apenas os sêmens e insumos, desta forma conseguiremos melhorar a produção e as condições socioeconômicas dos pecuaristas familiares de Umuarama”, destacou.

O prefeito Hermes Pimentel menciona que o Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, que o Paraná é um dos maiores produtores do país e que Umuarama é uma das principais cidades do Estado quando se fala em pecuária – leiteira e de corte. “Porém os pequenos produtores da agricultura e da pecuária não têm acesso a novas tecnologias que os ajudem a crescer, a melhorar. E nós, da administração municipal, temos essa determinação de lutar pela agricultura familiar. Acredita que essas tecnologias têm que estar acessíveis a todos os produtores e pecuaristas”, afirmou.

Como participar

Stephani Venâncio informa que os produtores que querem obter um melhoramento genético de seu rebanho, por meio do programa Mais Pecuária Brasil, basta entrar em contato e fazer o cadastro de intenção na Secretaria Municipal de Agricultura. “Com o apoio do técnico em agropecuária Valderi Reis, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), já estamos visitando alguns produtores. Todo o processo para participar do Mais Pecuária é relativamente simples e exige apenas que esses pecuaristas tenham uma estrutura básica, como pasto, cochos etc.”, especifica.

Ela descreve ainda que os profissionais da Conafer, que representam o Mais Pecuária, oferecem toda a estrutura para a realização do programa nas propriedades. “Nós, da Secretaria, vamos fazer várias visitas, oferecer apoio e instruções – como a necessidade de afastar o touro existente por pelo menos 30 dias – e acompanhar todo processo de inseminação para, finalmente, fazemos ultrassom”, informou.

A veterinária acrescenta ainda que para o gado leiteiro o programa Mais Pecuária Brasil oferece sêmen de gir, girolando, guzerá e holandês. “Para o gado de corte zebuíno o material é das raças nelore e sindi. Já para os taurinos o material é das raças braford, brangus, angus e polled hereford”, enumera, indicando que para mais informações o produtor pode ligar para a Secretaria de Agricultura no telefone (44) 3621-4141, ramal 280.