Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Pepe Mujica, nosso eterno paradigma

02/12/2024 19H36

Jornal Ilustrado - Pepe Mujica, nosso eterno paradigma

 Paradigma é modelo e padrão, segundo o meu amarelado Aurélio. Um exemplo a seguir para homens de boa vontade. A história, matéria do currículo escolar, não é decoreba de fatos, datas e escaramuças do passado, mas escola de princípios, caminhos e exemplos, como aprendi com meus queridos alunos.

 Nem são tantos que vejo, mas num olhar sobre a história, encontro bons governantes. Evoco Ciro, Júlio César, Marco Aurélio, Alexandre Magno. São lá detrás e com alguma virtude. Mais recentes são Mandela, Ângela Merkel, Lincoln, Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Barak Obama. Tem outros que não lembro. Aqui também tivemos e temos bons homens públicos, mas   fico com a simplicidade do mineiro Itamar Franco. A lista deveria incluir mais gente, mas fico naqueles que a minha memória traz à tona. Todos honram o meu paradigma ideal José Alberto Cordano, o Pepe Mujica do Uruguai. 

 Aponto Mujica como paradigma porque é desapegado de honras, dinheiro e poder. Modelo de tolerância, deveria inspirar a quantos governam ou detém alguma responsabilidade na condução da coisa pública. Sua história é incrível. Na juventude combateu a ditadura militar e foi preso por ela. Ficou 14 anos preso e só foi solto no fim da ditadura. Saiu sem ódio, sem rancor ou sede de vingança. Chegou à presidência do Uruguai, pregando a democracia e a tolerância entre as diversas correntes políticas. Foi ótimo goverante e o povo o adora, principalmente os mais humildes que cuidou. Acho que se inspirou no doce Mandela, preso pelo “apartheid” na África do Sul que também saiu de longa prisão sem ódio e pregou a convivência fraterna entre brancos e negros. Assim chegou a governar seu país e sua grandeza moral venceu o “apartheid”.

     Pepe também é pura dignidade. Seu governo de centro-esquerda, defendeu sempre a convivência democrática que é marca do pequeno Uruguai que já pertenceu ao nosso território e é exemplo de civilização. Mujica deu e dá exemplo em tudo. Seu carro é um fusca velho, daqueles que nosso Itamar também gostava. Mora numa chácara onde cultiva flores e hortaliças. Doou a maior parte do seu parco patrimônio às causas sociais, entre elas a de construir casas para famílias de baixa renda. Vi recente fala sua para uma multidão emocionada. Disse que tinha câncer e estava perto de partir. Chorão que sou, também chorei. Fica mais entre nós Pepe Mujica, nosso eterno paradigma. 

     (Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).