Cotidiano

ABUSO SEXUAL

PC prende homem condenado por abusar de adolescentes em Umuarama  

31/08/2023 09H56

Jornal Ilustrado - PC prende homem condenado por abusar de adolescentes em Umuarama  

Na tarde da última quarta-feira (30), uma operação conjunta entre as Delegacias da Mulher de Umuarama e de Curitiba resultou na prisão de um homem de 60 anos de idade. Ele havia sido condenado definitivamente a mais de 10 anos de reclusão pela prática de dois crimes de estupro de vulnerável.  

De acordo com a Polícia Civil, as origens do caso remontam ao ano de 2012, quando a Polícia Civil de Umuarama iniciou investigações sobre abusos sexuais envolvendo dois adolescentes de 12 anos de idade. As vítimas, que trabalhavam em uma pequena fábrica de cadeiras e mesas de bambu de propriedade do condenado, localizada na Praça dos Xetas, Zona VI, em Umuarama, foram abusadas sexualmente pelo homem. 

Segundo a Polícia Civil, o empresário utilizou a oferta de bebidas alcoólicas e a quantia de R$ 10,00 como incentivos para os atos sexuais cometidos contra os adolescentes. Após uma investigação, o homem foi condenado por esses crimes. 

A 2ª Vara Criminal de Umuarama emitiu um mandado de prisão em 30 de maio de 2023. Com a ordem em mãos, a equipe policial iniciou diligências para localizar o condenado, que havia se estabelecido em Curitiba. A colaboração entre as equipes da Delegacia da Mulher de Umuarama e da Unidade Especializada de Curitiba resultou na prisão do autor na Cidade Industrial. 

Com a prisão do condenado, ele agora inicia o cumprimento da pena definitiva de 10 anos, 4 meses e 7 dias de reclusão.  

OPERAÇÃO  

No último mês de agosto, uma ação de grande alcance nacional teve início com o objetivo de reforçar a luta contra a violência direcionada às mulheres. A “Operação Shamar”, coordenada pelo Ministério da Justiça, conta com a participação ativa da Polícia Civil do Paraná e está trazendo resultados notáveis em várias regiões do país. 

Nesse contexto, a Delegacia da Mulher de Umuarama, situada no estado do Paraná, ganhou destaque ao intensificar suas atividades externas e operacionais ao longo de 2023. O foco principal foi o cumprimento de mandados de prisão preventiva em casos relacionados à violência contra mulheres, crianças e adolescentes. O resultado é impressionante: até agora, segundo o Superintendente da Delegacia da Mulher de Umuarama, Rodrigo Augusto Pires, foram executados 19 mandados, um número mais de seis vezes superior ao total registrado durante todo o ano de 2022. 

A Operação Shamar, que recebeu esse nome a partir do significado hebraico “proteger” ou “cuidar”, se destaca como um esforço conjunto para garantir que as vítimas de violência encontrem amparo e justiça.