em Maria Helena
Um homem de 40 anos foi preso por descumprir uma decisão judicial que concedeu medidas protetivas à sua ex-companheira. A prisão aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), em Maria Helena. A ação foi realizada pela Polícia Civil (PC), através da equipe da Delegacia da Mulher, que contou com apoio da Polícia Militar (PM).
A mãe do acusado, uma mulher de 62 anos, também foi presa após os policiais encontraram 108 munições de marma de fogo no quarto da idosa. Ela disse aos policiais que estava guardando o material para terceiros.
Mãe e filho foram encaminhados para a 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama. Segundo o Superintendente Delegacia da Mulher de Umuarama, Rodrigo Augusto Pires, a idosa foi liberada depois de ter pagado fiança.
Segundo a PC, no dia 9 de janeiro deste ano a vítima foi até a Delegacia da Mulher de Umuarama e informou que estava sendo ameaçada pelo seu ex-companheiro, ocasião em que solicitou medidas protetivas de urgência.
Na última sexta-feira (14), a vítima procurou novamente a Delegacia da Mulher de Umuarama e informou que o suspeito estava ameaçando-a através de aplicativos de mensagens, caracterizando violação a decisão judicial que o proibia de manter contato com a vítima por qualquer meio de comunicação.
Diante da situação, a Polícia Civil comunicou ao Poder Judiciário o desrespeito às medidas protetivas de urgência. O autor, então, foi punido com aplicação de multa.
No dia seguinte, no sábado (15), a vítima foi até a unidade policial e relatou que seu ex-companheiro continuava com as ameaças. Conforme a PC, mulher apresentou os registros de mensagens recebidas, os quais continham ameaças de morte e fotografias de arma de fogo.
A Polícia Civil representou pela expedição de mandado de busca e apreensão da arma de fogo, além do pedido de prisão preventiva contra o suspeito. Os pedidos foram concedidos pelo Judiciário.
Na tarde desta quarta-feira (19), equipes da Delegacia da Mulher de Umuarama e da Polícia Militar efetuaram a prisão do autor em sua residência, situada no centro de Maria Helena. O homem foi encaminhado à Cadeia Pública de Umuarama e deve responder pelos crimes de ameaça, perseguição e descumprimento de medidas protetivas.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, a arma de fogo não foi localizada, porém, 108 munições foram encontradas no quarto da mãe do suspeito. A idosa assumiu que estava ocultando as munições a pedido de terceiro. A autora, então, foi conduzida à delegacia, sendo efetuada sua prisão em flagrante.
Após pagar fiança, a idosa foi colocada em liberdade. Ela responderá criminalmente pela posse irregular dos projéteis de arma de fogo.