UMUARAMA
A pavimentação do trecho final da Estrada Canelinha, que vai levar o asfalto até a ponte sobre o ribeirão Pinhalzinho, na divisa com Cruzeiro do Oeste, já conta com capa asfáltica em uma extensão considerável – praticamente 2 mil metros dos 3,5 km do projeto. A empreiteira contratada para a obra praticamente finalizou a base (com solo-cimento), executa o agulhamento e, em paralelo, já aplica a camada de asfalto.
“Caminhões e máquinas trabalham em ritmo acelerado e, se não houver imprevistos, acreditamos que até o final desta semana a parte de pavimentação pode estar concluída. Haverá ainda o plantio de grama nas faixas laterais e, por fim, a pintura da sinalização na pista e colocação de placas, finalizando o projeto”, afirmou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco.
Para o prefeito Celso Pozzobom, “em poucos dias teremos asfalto em mais esta estrada rural de Umuarama, atendendo moradores e promovendo o desenvolvimento da agricultura e da pecuária”, avaliou. O investimento na obra é de R$ 4 milhões 237 mil e completa a pavimentação da estrada, iniciada em março de 2023.
O asfalto trará vida nova aos produtores rurais e proprietários de chácaras, bem como à comunidade, que terá acesso rápido e seguro aos imóveis rurais, independente das condições climáticas.
No primeiro trecho, de cerca de seis quilômetros, o investimento foi de R$ 4,9 milhões, parte paga pelo município e o restante pelos proprietários rurais. Pozzobom lembra que iniciou em sua gestão um grande programa de pavimentação de estradas rurais para estimular o desenvolvimento da atividade agropecuária e do turismo rural.
“Asfaltamos a Jaborandi, a Estrada Dias, parte da Pioneiro (que ganhou mais 1,2 mil metros de asfalto neste mês), a Jurupoca, a Pavão, a Estrada Cedro e a Canelinha”, reforçou o prefeito, anunciando que em breve a prefeitura vai licitar a pavimentação da Estrada 215 (ligando os distritos de Serra dos Dourados e Vila Nova União) e um trecho da João Baraniuk, conectando o distrito de Roberto Silveira à rodovia PR-182, em Xambrê. “Isso é qualidade de vida para o homem do campo”, completou o prefeito