PATRULHA RURAL
A Polícia Militar do Paraná, por meio das equipes de Patrulha Rural Comunitária, tem levado segurança nas áreas rurais de Umuarama e região. O programa, vigente na PMPR desde 2009, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade proporcionando maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais do Estado do Paraná.
Versão 4.0
Em junho deste ano, a Polícia Militar do Paraná lançou o projeto Patrulha Rural Comunitária, Versão 4.0, que se baseou em estudos e dados estatísticos sobre a criminalidade no ambiente rural, a fim de promover melhores resultados.
Resultados
No último dia 2, o soldado da Polícia Militar Alexandre Galeti, em coletiva de imprensa, divulgou os resultados do período de atuação da Patrulha Rural Comunitária em Umuarama e região.
De acordo com Galeti, Umuarama conta com 70 propriedades rurais monitoradas e cadastradas e 15 placas de identificação entregues.
Já em relação aos dados das atividades operacionais, o soldado informou que a Patrulha Rural Comunitária abordou 51 pessoas e 22 veículos.
Os dados divulgados também mostram que os policiais recuperaram um caminhão roubado, apreenderam um veículo carregado com 2 mil maços de cigarros contrabandeados e um veículo preparado para o transporte de ilícitos, além disso foram apreendidos três veículos por infração de trânsito. Entorpecentes para consumo pessoal também foram apreendidos.
Ocorrências mais comuns
O policial explicou que as ocorrências mais frequentes atendidas na área rural são furtos de gado, equipamentos e implementos agrícolas.
Experiência marcante
Galeti conta que uma das ocorrências mais marcantes durante patrulhas pela área rural foi a do salvamento de uma bebê recém-nascida de 50 dias que estava engasgada. A situação aconteceu em julho deste ano no município de Icaraíma.
Na ocasião, Galeti explica que mais dois parceiros de trabalho realizavam patrulhamento pela cidade, quando se aproximou da viatura um veículo buzinando. No interior do automóvel havia duas mulheres e uma criança de colo.
Galeti lembra que em desespero a mãe da criança foi até os policiais com a menina nos braços, já desacordada. Os policiais realizaram manobra de Heimlich (tração abdominal), que é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores. Após o procedimento, a criança voltou a respirar. Posteriormente ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico e posteriormente foi liberada.
Feedback
Galeti relata que as ações realizadas pela Patrulha Rural Comunitária em Umuarama e região tem surtido bons resultados. Segundo ele, moradores dessas áreas tem reconhecido os trabalhos e procurados as equipes de patrulha para darem seus feedbacks.
“Sempre ouvimos os feedbacks. Muitos relatam a sensação de segurança que a patrulha têm proporcionado e isso é muito bom, mostra que as ações têm de fato dado bons resultados”, concluiu.
Dicas
Confira algumas orientações com base na Cartilha Segurança Rural que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo:
Produtos agrícolas
Dinheiro
Maquinários agrícolas
Rebanhos