Umuarama

PATRULHA RURAL

Patrulha Rural tem levado segurança para área rural de Umuarama e região

12/12/2022 10H28

Jornal Ilustrado - Patrulha Rural tem levado segurança para área rural de Umuarama e região

A Polícia Militar do Paraná, por meio das equipes de Patrulha Rural Comunitária, tem levado segurança nas áreas rurais de Umuarama e região. O programa, vigente na PMPR desde 2009, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade proporcionando maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais do Estado do Paraná.

Versão 4.0

Em junho deste ano, a Polícia Militar do Paraná lançou o projeto Patrulha Rural Comunitária, Versão 4.0, que se baseou em estudos e dados estatísticos sobre a criminalidade no ambiente rural, a fim de promover melhores resultados.

Jornal Ilustrado - Patrulha Rural tem levado segurança para área rural de Umuarama e região

Resultados

No último dia 2, o soldado da Polícia Militar Alexandre Galeti, em coletiva de imprensa, divulgou os resultados do período de atuação da Patrulha Rural Comunitária em Umuarama e região.

De acordo com Galeti, Umuarama conta com 70 propriedades rurais monitoradas e cadastradas e 15 placas de identificação entregues.

Já em relação aos dados das atividades operacionais, o soldado informou que a Patrulha Rural Comunitária abordou 51 pessoas e 22 veículos.

Os dados divulgados também mostram que os policiais recuperaram um caminhão roubado, apreenderam um veículo carregado com 2 mil maços de cigarros contrabandeados e um veículo preparado para o transporte de ilícitos, além disso foram apreendidos três veículos por infração de trânsito. Entorpecentes para consumo pessoal também foram apreendidos.

Jornal Ilustrado - Patrulha Rural tem levado segurança para área rural de Umuarama e região
Soldado Alexandre Galeti

Ocorrências mais comuns

O policial explicou que as ocorrências mais frequentes atendidas na área rural são furtos de gado, equipamentos e implementos agrícolas.

Experiência marcante

Galeti conta que uma das ocorrências mais marcantes durante patrulhas pela área rural foi a do salvamento de uma bebê recém-nascida de 50 dias que estava engasgada. A situação aconteceu em julho deste ano no município de Icaraíma.

Na ocasião, Galeti explica que mais dois parceiros de trabalho realizavam patrulhamento pela cidade, quando se aproximou da viatura um veículo buzinando. No interior do automóvel havia duas mulheres e uma criança de colo.

Galeti lembra que em desespero a mãe da criança foi até os policiais com a menina nos braços, já desacordada. Os policiais realizaram manobra de Heimlich (tração abdominal), que é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores. Após o procedimento, a criança voltou a respirar. Posteriormente ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico e posteriormente foi liberada.

Jornal Ilustrado - Patrulha Rural tem levado segurança para área rural de Umuarama e região
Bebê que estava engasgada foi salva pelos policiais militares da Patrulha Rural Comunitária

Feedback

Galeti relata que as ações realizadas pela Patrulha Rural Comunitária em Umuarama e região tem surtido bons resultados. Segundo ele, moradores dessas áreas tem reconhecido os trabalhos e procurados as equipes de patrulha para darem seus feedbacks.

“Sempre ouvimos os feedbacks. Muitos relatam a sensação de segurança que a patrulha têm proporcionado e isso é muito bom, mostra que as ações têm de fato dado bons resultados”, concluiu.

Jornal Ilustrado - Patrulha Rural tem levado segurança para área rural de Umuarama e região

Dicas

Confira algumas orientações com base na Cartilha Segurança Rural que traz recomendações e formas de prevenção aos principais crimes que ocorrem no campo:

Produtos agrícolas

  • Evite manter grandes estoques de insumos agropecuários na propriedade rural.
  • Somente adquira defensivos agrícolas determinados por receituários agronômicos e em revendas autorizadas.
  • O transporte dos defensivos deverá ser feito pela própria revendedora, a qual possui estrutura segura para tal procedimento.
  • Caso precise transportar insumos e defensivos agrícolas, recomenda-se a adoção de todas as cautelas necessárias durante o deslocamento, mantendo a atenção voltada para qualquer veículo suspeito. Se perceber que está sendo seguido, aja com naturalidade, pare na fazenda mais próxima e comunique à PMPR. Se possível, realize transporte com escolta.
  • Adubos e defensivos agrícolas devem sempre ser guardados e/ou estocados apropriadamente quando não estão sendo usados. Nunca deixe os à mostra.

Dinheiro

  • Jamais use formas improvisadas de guardar dinheiro, como embaixo do colchão, dentro do guarda-roupa ou no forro da casa. Os ladrões conhecem todos os esconderijos.
  • Dê preferência à utilização de cartões de débito, crédito e cheques. Se você recebe em espécie na propriedade, procure depositar o mais rápido possível e de forma discreta. Objetos de valor
  • Em caso de joias, relógios ou outros objetos de valor, guarde-os em locais apropriados, sigilosos, como, por exemplo, cofres, fundos falsos de gavetas ou fundos falsos de armários.

Maquinários agrícolas

  • Devem ser mantidos em local seguro, garagens fechadas e bem iluminadas no período da noite.
  • Ter seguro de tudo é sempre uma boa cautela.
  • Instalação de travas e alarmes com corte do combustível são boas estratégias.
  • Se possível, instale rastreador nos veículos como tratores e colheitadeiras.
  • Mantenha a documentação atualizada e faça o cadastro no Renagro.

Rebanhos

  • Havendo criação de animais como bovinos, equinos ou outro tipo, não deixe o rebanho em pastos próximos a estradas, longe da sede, principalmente no período noturno, para dificultar o furto. Se não for possível, destine os pastos mais vulneráveis para o gado mais fraco e os pastos mais seguros para o gado mais gordo e manso. Mantenha vigilância noturna.
  • Coloque cadeados nas porteiras e embarcadouros, a fim de prevenir o crime abigeato (furto de animais, art.155, § 6º do código penal).
  • Identifique devidamente o seu rebanho com sua marca, insígnia ou sinal que possa distingui-lo e/ou reconhecê-lo em caso de necessidade.
  • Evite aquisição de animais de procedência duvidosa, sem nota, ou abaixo do valor de mercado (receptação de animais, art.180-A do código penal).
  • Utilize a GTA de forma correta.