UMUARAMA
A Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) levou mais segurança às instituições de ensino ao longo de 2024. Entre abril (quando foi criada) e dezembro do ano passado, foram atendidas 46 ocorrências de diversas naturezas, bem como mais de 1.100 ações preventivas que são o foco principal do serviço.
Além de resolver conflitos, a presença dos integrantes da patrulha ajuda a inibir situações de risco e ameaças ao ambiente escolar, aumentando a sensação de segurança para pais, alunos e funcionários dos estabelecimentos, dentro da missão de proteger a população.
As situações repressivas mais recorrentes foram relacionadas ao trânsito e estacionamento de veículos, com 19 atendimentos. Depois aparecem os casos de agressões entre alunos (6), má conduta (5) e ameaça (3). Também houve casos isolados de bullying, fuga da escola, invasão de estabelecimento, encaminhamentos para o Conselho Tutelar, abordagens e ocorrências diversas.
A maior parte dos casos foram registrados entre os meses de abril a julho, depois houve relativa tranquilidade. Já nas atividades preventivas, foram 453 visitas, 296 pontos de observação (PB) em momentos de entrada e saída de alunos, 88 durante os intervalos, 105 PB externos, 89 ações do projeto ‘Bate Papo’ e 33 patrulhamentos também externos.
“Além disso tivemos atividades de trânsito com alunos (com apoio da Umutrans), orientações a pais, alunos, professores e diretores, e acompanhamento de outras atividades escolares. A Patrulha Escolar faz hoje uma grande diferença na segurança das nossas escolas e CMEIs”, destacou o secretário da Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli.