Umuarama

Páscoa

Páscoa traz a mensagem de perseverança para a vitória, após um ano de pandemia

02/04/2021 07H15

padre_machado_umuarama

ESCUTE A MENSAGEM DO PADRE MACHADO:

Neste domingo (4) encerra-se a Semana Santa com a comemoração de Páscoa cristã, ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano as igrejas de Umuarama poderão celebrar o rito com 15% da capacidade, diferente de 2020 quando os templos estavam fechados devido a pandemia do coronavírus. As missas também serão transmitidas nas redes sociais, emissora de rádio e televisão.

Neste cenário de mais de um ano de pandemia do coronavírus, no qual as pessoas estão mentalmente cansadas, o padre da Paróquia São José Operário, Valdomir Almeida Machado, ressalta que o tríduo pascal é uma oportunidade dos cristãos observarem o sinal de esperança ao olharem para Cristo na cruz e perceber que vamos vencer juntos. “É o momento de assemelhar as dores e nossas cruzes, com as dores e a cruz de Jesus Cristo e junto com ele, vencer a Terra. Olhamos para as pessoas e falamos para não desanimarem, as vacinas estão chegando e a vacina é um sinal de ressurreição”, ressaltou.

Ainda segundo padre Machado, a Semana Santa é um período importante na vida da Igreja, pois o triduo pascal faz memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “O centro é a ressurreição, mas para ter ressurreição precisou ter a cruz, a paixão, o amor e a entrega. Jesus entregou sua vida na cruz por amor a cada um de nós e reforçar em nós o mistério da salvação. Desta forma, nos direcionando sempre para ressurreição”, explicou.

Dentro de uma analogia entre Páscoa e pandemia, como forma de levar uma palavra de esperança para a comunidade, o padre Machado lembrou que quando Jesus carregava a cruz Verônica enxugou seu rosto, Cirineu o ajudou a carregar a cruz, mulheres choravam pelo caminho e Maria olhou em seus olhos. “Neste cenário também vivemos hoje carregando nossa cruz, com os profissionais de saúde (as Verônicas) enxugando o rosto das pessoas que estão padecendo por conta da covid-19, Temos os Cirineus que fazem obras de caridade, campanhas e ajudam da melhor forma possível. São todas pessoas que estendem a mão e choram para ajudar o Cristo e Jesus vai dizer coragem, pois eu venci o mundo. Que nós possamos também ter um olhar de amor e caridade de Maria para com quem precisa”, disse.

pascoa_machado_umuarama

Sábado Santo

Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto (Sexta-feira da Paixão), eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebra a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança numa plenitude vivida de realização que Cristo já semeou, plantou na terra e que nos fins dos tempos se realizará plenamente. A Vigília Pascal conclui o tríduo”.

Domingo de Páscoa

Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida ao terceiro dia após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.