Desastre
Fim de semana de trabalho intenso na frente de combate ao incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande. Da madrugada de sábado até o fim da manhã de domingo foram 31 horas lutando contra as chamas, que acometem a ilha Grande e várzea continental do parque.
Um novo foco de incêndio surgiu na localidade do parque denominada praia do Paracaí, em São Jorge do Patrocínio. Uma equipe de 20 brigadistas e bombeiros foi destacada para a nova frente de combate, porém em menos de uma hora o fogo já havia se alastrada em um grande incêndio, que começou a se deslocar em direção ao sul, sentido lagoa Xambrê.
O vento na tarde de sábado alcançou o seu maior pico ao longos dos últimos dias de combate. Foram registradas rajadas de vento de aproximadamente 100 km por hora. Os fortes ventos, além de propagar as chamas mais rapidamente, prejudicam a segurança de voo dos helicóptero.
Na tarde de sábado, todo efetivo foi deslocado para São Jorge do Patrocínio para conter o avanço das chamas por meio de melhoria dos aceiros já existentes.
Madrugada de Domingo
O efetivo aumentou para 75 pessoas e foram acionados 4 tratores com grade e roçadeiras para a preparação dos aceiros já existentes. Ao todo 3,79 km foram melhorados e ampliados, além do contra-fogo ao longo de toda a madrugada em uma linha de 1,6 km.
Ajuda da comunidade
A abertura do aceiro contou com o apoio de uma comunidade rural de Altônia, a Comunidade Bom Jesus da Paineira, que cedeu um trator e um operador para o trabalho. Um produtor rural de outra comunidade, Nossa Senhora do Rocio, também de Altônia, doou frutas para toda a equipe envolvida neste esforço.
Manhã de domingo
Com o amanhecer as duas aeronaves deram início ao lançamento de água com heli-balde com o objetivo de diminuir as chamas do foco que surgiu na tarde de sábado e também de controlar as chamas do contra-fogo.
Foram lançados 19.000 litros em 43 lançamentos de águá. As aeronaves Falcão 01 e Falcão 03 somam 37h45min de voo na missão.
Tarde de domingo
Após 31 horas sem parada e praticamente sem revezamento, as equipes foram dispensadas para o descanso. Foi realizado monitoramento com helicóptero para avaliação de danos e acompanhamento dos efeitos do contra-fogo.
Conforme nota do ICMBio, todas as técnicas ao alcance da força-tarefa foram empregadas nestes dias.
Em razão da intensidade do trabalho de campo, ainda não foi possível levantar as informações sobre a área queimada nestes últimos dois dias.