Umuarama

História

Papai Noel de Umuarama completa 20 anos levando alegrias no Natal

25/12/2022 15H28

historia_do_papai_noel

Diz a lenda, que na noite de 24 de dezembro o Papai Noel sai com suas renas do Polo Norte e viaja o mundo todo entregando presentes para as crianças bem-comportadas e um pedaço de carvão para aquelas mal criadas. Em Umuarama, a história do Bom Velhinho é outra e há 20 anos ele alegra crianças e adultos no período de Natal.

Jornal Ilustrado - Papai Noel de Umuarama completa 20 anos levando alegrias no Natal

Com sua roupa vermelha e seu saco de balas, o Papai Noel de Umuarama é, na verdade, Antônio Codato, de 74 anos, e morador do bairro Ouro Preto. A semelhança física com o bom velhinho fez com que, em 2002, dois vizinhos de seu Antonio o convidassem para interpretar o papel do Bom Velhinho e distribuir doces para as crianças. “Eu respondi: não sei fazer isso não, mas eles disseram vamos, vamos, aí acabei aceitando”, lembra.

De início a barba ainda não era tão branca e a roupa nem tão elaborada. Mas a semelhança física com o lendário Papai Noel logo fez com que as crianças – e adultos – reconhecessem a figura carismática e, a agora, durante todo ano seu Antonio é carinhosamente chamado de ‘Papai Noel’. • BARBA REAL Para manter a aparência não é fácil. O Antonio conta que a refeição é reforçada e o cuidado com a barba é rigoroso. “Dia seis de janeiro eu corto a barba e volto a deixá -la crescer em de abril em diante”, explicou.

papai_noel_de_umuarama
Antonio Codato em 2002, quando começou a história

MAMÃE NOEL

A esposa Maria Aparecida Codato, 74 anos, é quem ajuda seu Antonio. Casados há 51, juntos eles têm quatro filhos. No começo da carreira do Papai Noel, Maria era quem confeccionava a roupa, hoje ela ajuda o marido com a lavagem, passa e prepara com amor e carinho todos os apetrechos do o esposo.

Dona Maria conta que ser a esposa do velhinho as vezes é difícil, porém gratificante. Ela vê a atuação do marido como uma missão divina. “O trabalho dele é uma missão que Deus proporcionou a ele para levar a alegria e o espírito natalino às crianças, nunca deixando de lembrar o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo”, comentou.

APOSENTADORIA

papai_noel_de_umuarama

Com muitas histórias para contar, Codato pode aposentar a cargo de Papai Noel. A vontade é de continuar alegrando, mas o umuaramense começa a mostrar sinais de cansaço devido à idade e algumas comorbidades. “São 20 anos de Papai Noel, está chegando a hora de passar o cargo”, ressaltou sorrindo o entrevistado. •

MOMENTOS MARCANTES

O Papai Noel diz que os momentos mais marcantes na sua atuação nesses 20 anos foram as visitas aos idosos no antigo Lar São Vicente de Paula e para os alunos da Apae. “As pessoas e lugares que visito no Natal me marcam muito. Mas, esses dois lugares me marcaram de forma diferente. Ver a inocência e a alegria em seus rostos apesar das limitações deles mexeu comigo. Momentos que ficarão na minha memória”, disse.

Acredita em Papai Noel?

Apesar do estilo high tech das crianças de hoje, a figura do Papai Noel, trabalhada de forma lúdica, traz à tona valores e sentimentos que devido a correria do cotidiano passam despercebidos pelo resto do ano. “Algumas acreditam (em Papai Noel) sim. Outro dia mesmo quando fui à missa uma delas veio me abraçar”, conta Codato.