UMUARAMA
Com o tema “Prevenção à violência doméstica”, o projeto de prevenção em saúde mental da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sonho Meu teve mais uma etapa na tarde desta quarta-feira, 16. Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o curso de Psicologia da UniAlfa Faculdade, a ação teve a presença do psicólogo Jhony Minueza Tavares e dos investigadores da Delegacia da Mulher, Renata Dechiche e Antonio Augusto Spoladore.
O encontro está inserido nas ações de prevenção em saúde, realizadas pela equipe da UBS e parceiros, para o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres moradores do Sonho Meu e bairros próximos.
“Estão conosco nesta ação as meninas do 6º período de Psicologia da UniAlfa, por meio de estágio supervisionado, mas a participação mais importante é das mulheres do bairro, que têm aceito o convite e participado deste momento”, destacou a enfermeira da UBS, Débora Batista Almeida.
As palestras desta quarta-feira discutiram os direitos da mulher, a luta para conquistar o seu espaço e voz na sociedade, e também a segurança em suas próprias casas. A reunião foi aberta pela enfermeira Simony Bernardelli Rosa, que colocou a UBS à disposição das participantes para cuidar da saúde em todos os sentidos. “Temos uma equipe preparada e também os agentes de saúde que visitam as residências do bairro. Qualquer necessidade é só falar com a gente”, afirmou.
O psicólogo Jhony Tavares destacou em sua participação a oferta da atenção de um psicológico para mulheres vítimas de violência que procuram a Delegacia da Mulher. “O atendimento está mais humanizado, mas sensível às situações que elas enfrentam. Também temos escuta especializada para adolescentes que sofrem violência em casa, na escola e na sociedade em geral. Além da acolhida, a delegacia oferece acompanhamento e encaminhamento para as mulheres”, explicou.
As participantes também puderam compartilhar suas histórias e vivências, discutiram a importância do autocuidado e da ressignificação de suas vidas e, ao final, foram brindadas com um delicioso chá da tarde, preparado com carinho pela equipe da UBS Sonho Meu.