Umuarama

CORONAVÍRUS

Pacientes com covid-19 lotam leitos e umuaramenses esperam na fila de regulamentação

16/08/2020 08H09

Nos primeiros 15 dias do mês de agosto, os 21 municípios da 12ª Regional de Saúde registraram 327 pessoas com covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. A ascendência da curva de infectados, que vem desde o fim de junho, pode colocar em colapso a estrutura de saúde de Umuarama.

Conforme o site Movimento Saúde, a direção da 12ª Regional de Saúde convocou autoridades de saúde, médicos e representantes dos hospitais de referência no tratamento de pacientes com covid-19, para reunião em caráter urgente, realizada na tarde de sábado (15), visando analisar da situação do enfrentamento da doença na região.

Segundo o boletim da 12ª Regional de Saúde, em junho a região tinha 241 casos confirmados da doença, sendo que em julho o número saltou para 1077 e na primeira quinzena de agosto subiu para 1404 casos confirmados e 26 óbitos.

“Se os números continuarem aumentando, dentro de um mês pode faltar medicamentos anestésicos. As enfermarias também estão lotadas. A média esperada de pacientes internados é de:  para cada três leitos de enfermaria ocupados, um leito de UTI estaria ocupado. Nossa taxa está de um para um, o que aumenta ainda mais nossa preocupação”, disse a diretora da 12ªRS, enfermeira Viviane Herreira ao site Movimento Saúde.

SEM VAGA DE LEITOS

Também no sábado, a secretária Municipal de Saúde, Cecília Cividini, informou que há pacientes de Umuarama e região aguardando a liberação de leitos pela regulação para outras localidades da macrorregião Noroeste, já que na cidade os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão praticamente todos ocupados. “Já estamos tendo de mandar pacientes para outras localidades, onde é possível internamento”, disse a secretária Cecília Cividini.

Umuarama tem 18 internados, oito em UTI e 10 em enfermaria, além de 12 óbitos.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Umuarama está em torno de 90% somando pacientes locais e dos 20 municípios da 12ª Regional de Saúde. No sábado havia 18 pacientes em UTI/covid-19 dos 20 leitos do Sistema Unico de Saúde (SUS) e 25 pacientes nas enfermarias de ala covid-19, entre os 40 leitos disponíveis, totalizando 62% de ocupação.

BOLETIM DE UMUARAMA