MAUS TRATOS
A Polícia Ambiental flagrou 31 cabeças de gado em situação de maus tratos em uma chácara em loteamento rural de Umuarama. No local os policiais encontraram 5 animais já mortos e outros 26 em situação de desnutrição. O proprietário disse aos policias que os animais teriam preguiça de se levantar para comer, o que teria espantado os policiais. Ele foi multado em R$ 15 mil e obrigado a providenciar alimentação suplementar aos animais.
Segundo a Polícia Ambiental, uma denúncia levou a equipe até a propriedade de 20 mil metros quadrados que abrigava as 31 cabeças de gado. Com a pouca pastagem e sem alimentação suplementar os animais estão morrendo por falta de comida. Pelo menos 5 cabeças já morreram e outras não conseguem ficar em pé para se alimentar.
Segundo a PA, é obrigação do proprietário fazer a devida previsão de alimento para o inverno, quando sabe-se que a pastagem não será suficiente para saciar o gado.
Além de responder criminalmente pelo fato, através de termo circunstanciado, foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$ 15.500,00 e foi determinado ao infrator providenciasse imediatamente a alimentação adequada aos animais.