Umuarama

Saúde

PA 24h tem recebido pacientes da região que deveriam ser encaminhados aos hospitais

09/01/2020 09H25

pronto-atendimento-24h-umuarama

O Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia, que iniciou atendimento 24 por dia na última segunda-feira, 6, vem registrando grande aumento na demanda desde a inauguração – em 13 de dezembro do ano passado –, comparando ao funcionamento no antigo endereço no mesmo período do ano.

O crescimento no volume de pacientes acontece, pois além de atender e encaminhar pacientes com problemas de saúde que exigem atenção emergencial, a unidade tem recebido pessoas à procura de tratamentos e consultas que deveriam ser prestados nas unidades básicas de saúde (UBS), mais adequadas para este atendimento. Por curiosidade, ou talvez por almejar um tratamento mais qualificado, pacientes de outras cidades da região também têm se dirigido ao PA 24h.

REGIONAL

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, a unidade foi concebida e estruturada para atender à população de Umuarama e a visitantes de outras regiões que estejam a passeio ou a trabalho na Capital da Amizade e necessitem de atendimento de urgência/ emergência. O PA 24h não tem suporte para atendimento regional.

A unidade se destina aos moradores de Umuarama e eventuais visitantes, em passagem pela cidade, nos casos que se enquadram na classificação de risco. Moradores da região devem procurar as unidades de saúde de sua origem e, caso necessário, obter encaminhamento direto para os hospitais de plantão. “A unidade não vai negar atendimento em casos urgentes, mas para consultas e outros procedimentos não emergenciais os moradores de outros municípios devem buscar atendimento em suas cidades”, orientou a secretária.

EMERGENCIAL

A coordenação do PA 24h está estudando mecanismos para disciplinar o funcionamento e garantir acesso ao atendimento emergencial, finalidade maior da unidade, controlando a demanda de uma maneira mais eficiente. “Caso essa situação persista, a atenção aos umuaramenses que precisam do PA pode ser prejudicada com o aumento do tempo de espera, o que não é justo com a nossa população”, completou.