Saúde
Cães e gatos também podem sofrer de câncer de mama, alerta a médica veterinária de Umuarama Natália Bazanella Rocha. Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama procura conscientizar as mulheres da importância de adotar medidas preventivas, os veterinários também chamam atenção para que o cuidado também se estenda aos animais de estimação.
Natáia Bazanella ressalta que tanto as cadelas como as gastas podem desenvolver tumores de mamas, sendo eles malignos ou benignos. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoce da lesão, assim como nos humanos, é a melhor forma de proporcionar um prognóstico e aumentar a possibilidade da cura.
Conforme o Conselho de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) a maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida.
Ainda segundo a veterinária Natália, identificado à existência de um nódulo é preciso realizar exames para observar qual tipo de tumor o animal tem e dai entrar com tratamento, que quase sempre é cirúrgico para retirada, como também, pode ser indicado à quimioterapia.
Diversos fatores de risco para o surgimento do câncer de mama em cachorras e gatas tem sido objeto de estudos, como idade, dieta, obesidade e fatores hormonais. Porém, Natália Bazanella alertou os tutores sobre o uso constante do anticoncepcional. “O surgimento do câncer de mama é multifatorial, mas o uso constante das injeções de anticoncepcional pode aumentar a chance de o animal desenvolver o câncer de mama”, disse.
O mês de outubro chega para reforçar a necessidade de o tutor fazer a avalição em casa. O tutor deve realizar constantemente o toque nas mamas e ao detectar algum nódulo ou aumento de volume das mamas é recomendado que o animal seja levado ao médico veterinário. O profissional vai realizar a avaliação clínica e a orientação sobre a melhor abordagem de diagnóstico e tratamento.
A melhor forma de prevenir tumores mamários é a castração antes do primeiro cio ou logo depois do primeiro cio. “O animal que não é castrado tem uma descarga hormonal grande no cio, o que pode acarretar futuramente em um câncer. O animal castrado antes do primeiro cio vai reduzir muito as chances de ter tumores de mama e consequentemente a metástases. Hoje a maior prevenção contra o câncer de mama é a castração”, alertou Natália.
A cada ano, o Outubro Rosa Pet ganha maior adesão e, em 2020, em meio à condição de distanciamento devido à covid-19, médicos-veterinários se uniram para fortalecer a campanha de um novo jeito, por meio das mídias sociais. Coordenados pelo professor Geovanni Dantas Cassali, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está sendo promovida a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama em Animais de Companhia. Na programação do Outubro Rosa Pet Brasil realizará um evento on-line e gratuito, de 26 a 29 de outubro de 2020, que reunirá palestrantes de todo o país. Mais informações podem ser encontradas no Instagram @outubrorosapet.