Cotidiano

ASSASSINATO

Ossada de mulher desaparecida em Iporã é encontrada enterrada; suspeito está preso

11/06/2024 16H14

Jornal Ilustrado - Ossada de mulher desaparecida em Iporã é encontrada enterrada; suspeito está preso

A Polícia Civil de Iporã elucidou um homicídio ocorrido em 2022 na cidade. A ossada pertencente a uma mulher de 50 anos que estava desaparecida foi encontrada enterrada em um terreno. De acordo com o delegado responsável pelo caso Luã Mota, o suspeito de matar e ocultar o corpo da vítima foi identificado.

A elucidação do crime foi realizada pela 15ª Unidade de Polícia Civil de Iporã, em uma operação integrada com os setores de inteligência da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Militar (PMPR) e Polícia Penal.

Segundo o delegado Luã Mota, a vítima estava desaparecida desde 2022. Após investigações, os investigadores foram até um terreno na região central da cidade. Com o auxílio de uma retroescavadeira da prefeitura municipal, realizaram escavações de aproximadamente oito metros na região de uma fossa.

Após algumas escavações, foram encontrados ossos, incluindo um crânio que inicialmente apresentava características humanas. Além disso, foram localizadas vestes íntimas femininas na fossa.

O Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama foi acionado para recolher a ossada, que passou por perícia na Polícia Científica. A perícia confirmou tratar-se de uma ossada feminina. Conforme a Polícia Civil, o confronto genético foi realizado com o material fornecido por um descendente da vítima desaparecida, e o resultado foi positivo, conforme o laudo antropológico da Polícia Científica incluído no caderno de investigação.

Com a confirmação da identidade da vítima, as investigações se intensificaram. Após diligências, a polícia identificou o provável autor do crime, que mantinha uma relação com a vítima. Segundo as investigações, após um desentendimento, ele matou a vítima, ocultou o corpo e incendiou a residência em que moravam para esconder o crime. A casa incendiada é a mesma onde o corpo foi encontrado, na fossa do terreno.

O delegado informou que o suspeito, que já estava preso preventivamente na penitenciária de Guaíra por diversos furtos qualificados em Iporã, terá um novo pedido de prisão preventiva representado por esta autoridade policial.

De acordo com o delegado, ele será indiciado por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e incêndio na residência.