18/01/2022
Pensando em passar férias em um mundo de conto de fadas, inspirado pelas clássicas animações do cinema? Então escolha seu roteiro e conheça os principais castelos que atiçam a imaginação não só de crianças, mas de muitos adultos também. De castelos repletos de torres, passando por palácios antigos, esses marcos arquitetônicos despertam a realeza que existe no imaginário de cada pessoa – além de serem perfeitos para 54% dos brasileiros de acordo com uma recente entrevista encomendada pela Booking.com, que dizem escolher um destino com base em filmes ou programas de TV.
Comece sua viagem pelo Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, uma construção histórica do Século XIX localizado nos Alpes Bávaros. Além de ser um dos castelos mais fotografados do mundo, ele serviu de inspiração para uma das principais atrações da Disney, parque temático mais famoso da Flórida, nos Estados Unidos. Suas torres e espiráculos também influenciaram o castelo do filme “A Bela Adormecida”, clássico desenho animado de 1959, que conta a história de uma princesa condenada a dormir por 100 anos após ter o dedo picado pelo fuso de uma roca encantada.
Para quem quer conhecer o Castelo de Neuschwanstein, uma dica é se hospedar no Hotel Alpenstuben, em Hohenschwangau, que está localizado logo abaixo do famoso castelo. É um hotel tradicional de gestão familiar cercado de belas montanhas e imensos pinheiros. Depois de um café da manhã relaxante, você pode conhecer a floresta a pé ou visitar o castelo, que fica a apenas 20 minutos de caminhada.
Na Espanha acredita-se que a robusta fortaleza de Alcázar de Segóvia seja a inspiração para o castelo da vilã de “A Branca de Neve e os Sete Anões”, primeiro desenho animado em cores e com som do mundo. Lançado em 1937, essa obra pioneira conta a história de uma bela e jovem princesa que foge das garras de sua madrasta maligna para viver em uma cabana na floresta junto com sete anões. Localizada a cerca de uma hora e meia ao norte de Madri, essa residência real é um dos locais históricos mais visitados da Espanha, graças à sua posição imponente, no topo de um afloramento rochoso.
Na Plaza Mayor, em frente à Catedral de Segóvia, o Hotel Infanta Isabel conta com uma localização perfeita para conhecer todos os locais históricos da cidade, incluindo fortalezas medievais, igrejas ornamentadas e um antigo aqueduto romano com mais de 160 arcos.
O Reino Unido está recheado de castelos e um dos mais famosos fica na Escócia. Além de ser um dos lugares mais fotografados do país, o Castelo de Eilean Donan foi usado como inspiração para o lar da heroína impetuosa de “Valente”, famosa animação digital, de 2012. O filme conta a história de uma princesa escocesa determinada a escrever seu próprio destino. A paisagem acidentada que cerca esse majestoso castelo do Século XIII vai transportar os viajantes para outra época.
A dica de hospedagem fica em Letterfearn, a apenas 25 minutos de carro do Castelo de Eilean Donan. O Toads Croak, um B&B (Bed and Breakfast, ou seja, na sua tarifa estão inclusos um quarto e o café da manhã) aconchegante com vista para as montanhas Five Sisters of Kintail, o lago Duich e o Castelo de Eilean Donan. Você pode passear pela praia e, se der sorte, avistar uma lontra ou uma águia-real. Quem gosta fazer trilhas vai adorar percorrer os trajetos pelos bosques e colinas, a poucos passos da acomodação.
Para os fãs de “Enrolados”, animação de 2010, não deixe de conhecer o Monte Saint-Michel, na Normandia, na França. Quem assistiu à animação sobre a princesa de longos e mágicos cabelos loiros, que sonha em fugir de sua torre isolada, vai reconhecer o imenso Monte de Saint-Michel. Este Patrimônio Mundial da UNESCO é um dos pontos turísticos mais bonitos da França. A maré alta faz com que o lugar fique periodicamente isolado do continente, mas os mais aventureiros podem chegar até lá durante a maré baixa. Quando a maré sobe, o afloramento rochoso é cercado pela água e se transforma em uma ilha mística e muito fotogênica, especialmente durante o nascer do sol.
Para se hospedar, escolha o Chambres d’Hôtes Les Vielles Diques, uma casa reformada em estilo bretão, situada em Beauvoir, a menos de dois quilômetros do Monte Saint-Michel, que se impõe no horizonte. O lindo jardim da acomodação é perfeito para relaxar em um dia ensolarado, antes de passear pelas margens do rio Le Couesnon.
O Château de Chillon fica em uma ilha perto da margem do Lago Léman, em Genebra, na Suíça. O edifício é a inspiração para o castelo do príncipe de “A Pequena Sereia”, desenho animado de 1989. O filme conta a história (originalmente escrita por Hans Christian Andersen) de uma jovem sereia que troca sua voz pela chance de se tornar humana e conquistar seu querido príncipe. Cercado por um fosso natural, o castelo é aberto para o público. Lá, é possível aprender sobre a longa história do castelo e apreciar a belíssima vista dos Alpes.
O Swiss Historic Hotel Masson tem vista para Genebra e é um dos hotéis mais antigos da região. Cercado por um grande jardim com árvores centenárias a construção elegante em estilo Belle Époque remonta a 1829 e conta com piso de carvalho, além de pinturas e mobília originais do Século XIX. O visitante não pode deixar de conferir a imponente sala de jantar com belíssimas vistas do lago, um grande aquecedor de alvenaria e cadeiras vienenses originais.
Construída em 1420 pelo terceiro imperador da dinastia Ming, a Cidade Proibida é um complexo palaciano no centro da Cidade Imperial de Pequim, na China. O mesmo palácio imperial aparece na aventura musical animada “Mulan”, produzida em 1998, sobre uma jovem chinesa que se disfarça de homem para ocupar o lugar de seu pai no exército. A Cidade Proibida, que já foi o palácio imperial de duas dinastias chinesas: a Ming e Qing, é hoje um museu de arte histórica da China.
Se quer se hospedar com conforto, escolha o Jingshan Garden Hotel, ao lado do famoso Parque Jingshan, um oásis cultural de tranquilidade no centro de Pequim. A uma curta caminhada da Cidade Proibida, o hotel oferece uma variedade de programas que destacam a arte, cultura e tradições chinesas em seu pátio ao ar livre e espaços públicos, incluindo performances musicais chinesas autênticas, degustação de chás chineses, exposições de arte, aulas de caligrafia chinesa, bem como aulas especiais de culinária de pratos chineses tradicionais.
Realmente, são seis dicas muito interessantes para quem quer se aventurar pelos principais castelos que inspiraram os grandes desenhos animados do cinema. Mas, antes de escolher seu roteiro, consulte a política sanitária de combate a Covid-19 e se há alguma restrição adotada no destino da viagem. Consulte sempre seu agente e boas férias.