Umuarama

Infraestrutura

Ordem de serviço prevê revitalização da Praça Santos Dumont em 90 dias

02/10/2018 17H35

Ao completar 21 meses de administração, o prefeito Celso Pozzobom assinou, na manhã desta terça-feira, 2, a ordem de serviço para a revitalização da Praça Santos Dumont, que receberá o investimento de R$ 1 milhão 589,7 mil com prazo de execução de três meses. Nos próximos dias, a empresa vencedora da licitação deve fechar o entorno com tapumes e iniciar as obras, que vão modernizar a praça sem tirar as suas características arquitetônicas mais marcantes.

A revitalização é uma das demandas que o prefeito recebeu da comunidade e incluiu em seu plano de governo. “Iniciamos a administração com o propósito de concluir as 17 obras inacabadas que herdamos. Cinco delas já foram entregues, outras estão em andamento e algumas serão retomadas em breve. É o caso da nova rodoviária, que realizamos nova licitação e assinaremos a ordem para o início das obras nos próximos 15 dias”, explicou.

Além dessas obras já iniciadas, o prefeito Celso Pozzobom vem recebendo novas demandas da população e trabalhando para que estas também sejam atendidas. “Estamos com projetos para duplicar as vias de acesso aos bairros Sonho Meu e Parque Jabuticabeiras, também a saída para Maria Helena (Avenida Portugal) e em breve entregaremos o novo acesso à PR-323, pela Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, sem falar no maior programa de recapeamento asfáltico e pavimentação dos últimos anos, construção de escolas e reformas de postos de saúde”, acrescentou.

Sobre a Santos Dumont, o prefeito falou da importância histórica e comercial da praça mais central de Umuarama, “um espaço nobre no coração da cidade que há muito está esquecido, e que agora será novamente ocupado pela população”, disse, graças aos equipamentos que serão implantados e à completa reestruturação visual e de acessibilidade. “O projeto foi discutido com a sociedade, será executado com recursos próprios e tenho certeza que agradará a todos. Até o final do ano, passado o período eleitoral, temos cerca de R$ 20 milhões em recursos assegurados para diversas obras, que anunciaremos nas próximas semanas”, completou.

O ato contou com a presença dos vereadores Júnior Ceranto, Ronaldo Cardoso e Newton Soares, além de secretários municipais, empresários, o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista, José Carlos Strassi, o gerente do Senac, Valdemir Frasson, o representante da empresa responsável pela obra na praça, Otávio Sandri, os engenheiros André Luiz Biancardine de França (diretor de Obras da Prefeitura) e Andrei Felipe Gomes, os gerentes William Bortoluzzi (Banco do Brasil), Luciano Herkenhoff Carvalho Jr. e a comunidade em geral.

MUDANÇAS

Pelo projeto, a Santos Dumont ganhará travessias elevadas e iluminadas para pedestres, menor espaço entre canteiros e a praça para disciplinar o trânsito, faixa de concregrama de um metro de largura em todo o entorno, orientando o pedestre a atravessar no local mais seguro; iluminação decorativa com 200 postes balizadores metálicos; iluminação em ‘espelho’ nas escadas; bancos com luzes embutidas e o monumento central terá piso iluminado e refletores para exaltar o obelisco, informou o secretário de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

A cobertura do palco será relocada para a parte de cima do prédio, criando um espaço de convivência, enquanto o palco atual será remodelado para o hasteamento de bandeiras. A praça ganhar um café e o espaço Google Education, para estudos e cursos, pista de skate, muro artístico e “árvore digital”, que distribuirá sinal de internet via Wi-fi. Terá ainda melhorias na acessibilidade, corrimão em todas as escadas, equipamentos para criança e academia da terceira idade (ATI).