DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Cascavel – Com o objetivo de combater crimes contra a mulher, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas para deflagrar a Operação “Respeito”, que visa cumprir mandados de prisão em aberto decorrentes de violência doméstica.
A ação, que está acontecendo em todo Paraná, teve início no sábado de Carnaval (02) e se encerrará ao final desta sexta-feira (08). Cerca de 250 policiais civis participam da operação.
Dados parciais revelam que durante todo o período da Operação Respeito foram cumpridos 20 mandados de prisão, sendo um por homicídio qualificado pelo feminicídio. Foram 176 flagrantes realizados em todo o Estado, sendo dois presos por tentativas de feminicídio e dois por feminicídio.
Todas as prisões são relacionadas à violência contra mulher.
Em Umuarama, neste período, quatro homens foram presos em flagrante acusados de violência contra a mulher e dois mandados de prisão foram cumpridos.
Dentre as ordens judiciais que estão sendo cumpridas, a PCPR agilizou todos os pedidos de medidas cautelares referente aos casos de violência contra a mulher, que ocorreram durante o período de Carnaval deste ano. O intuito é que os casos registrados em todas as regiões do Estado sejam solucionados já durante a operação.
A PCPR está trabalhando intensamente para elucidar crimes de violência doméstica, bem como feminicídios, além de empenhar-se em identificar e prender pessoas envolvidas com tais delitos.
A operação foi batizada como “Respeito” em alusão ao Dia Internacional da Mulher, conquistado no final do século XIX com histórico de luta e princípios pela igualdade entre homens e mulheres.
O resultado total da operação será divulgado na segunda-feira (11/03).