Policial

DOMINUS

Operação desarticula comando do tráfico em Cianorte

30/01/2019 16H05

DOMINUS Operação desarticula comando do tráfico em Cianorte
Os policiais saíram da 5ª Companhia da PM para cumprir os 55 mandados expedidos pela Justiça (foto divulgação Polícia Militar)

Cianorte – Uma grande operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Militar realizada no início da manhã desta quarta-feira (30) desarticulou uma quadrilha que comandava o tráfico de drogas em Cianorte, segundo a polícia.

No total foram cumpridos 55 mandados, sendo 33 de busca e apreensão (com três em comércios) e 22 de prisão. Nove pessoas também foram presas em flagrante. Todos estão sendo acusados de tráfico de drogas e de associação ao tráfico. Os mandados foram cumpridos no bairro Seis Conjuntos. Os detidos foram levados para a delegacia da Polícia Civil de Cianorte, a 80 km de Umuarama.

DOMINUS Operação desarticula comando do tráfico em Cianorte
Durante o cumprimento dos 33 mandados de busca e apreensão os militares encontraram drogas e objetos usados para pesar e embalar o entorpecente (foto divulgação Polícia Militar)

DOMINUS

Ainda durante a manhã, a promotora pública Roberta de Almeida Said Coimba e o sub-comandante da 5ª Companhia da PM, capitão Cláudio Roberto Longo, apresentaram o resultado da Operação Dominus à imprensa.

Segundo o capitão Cláudio, entre os detidos há famílias inteiras e também entre quatro e cinco pessoas apontadas pela polícia como os cabeças da organização criminosa.

DOMINUS Operação desarticula comando do tráfico em Cianorte
No total 160 policiais militares de diversos batalhões de toda a região Norte e Noroeste participaram da operação em Cianorte (foto divulgação Polícia Militar)

COMANDO

De acordo com a polícia, a partir do bairro Seis Conjuntos os criminosos comandavam o tráfico em diversas regiões de Cianorte e até em cidades circunvizinhas. A Polícia Militar ainda atrela a ação da quadrilha ao aumento no número de furtos e arrombamentos residenciais ocorridos no fim de 2018.

DEFLAGRADA

A ação de hoje é o resultado da Operação Dominus, deflagrada em janeiro de 2018 a partir de denúncias anônimas realizadas pela comunidade. Ao longo de todo um ano, uma parceria de trabalho estabelecida entre o Ministério Público e a Polícia Militar permitir a prisão pontual de envolvidos com o tráfico e resultou na ação de hoje, considerada uma das maiores já realizadas na cidade.

No total foram reunidos 160 policiais militares pertencentes à 5ª CIPM (Cianorte), 4º BPM (Maringá), 7º BPM (Cruzeiro do Oeste), 8º BPM (Paranavaí), 11º BPM (Campo Mourão), 25º BPM (Umuarama), 3ª CIPM (Loanda), 9ª CIPM (Colorado) e BPMOA- Batalhão de Operações Aéreas (Londrina).

Além das prisões, foram apreendidos armas, munições, drogas, balanças, celulares, notebook e R$ 5,8 mil em dinheiro trocado.

RESULTADOS

Segundo a PM, desde que foi deflagrada, a operação resultou na prisão de 16 pessoas, sendo um adolescente e oito destes presos estão entre os 22 detidos com pelos mandados cumpridos nesta quarta-feira (30).

Também foram apreendidos: uma espingarda calibre 28; um revólver calibre .38; 32 munições calibre .40, .38 e 28; cerca de 460 gramas de maconha; 490 gramas de crack e 15 gramas de cocaína, além de mais de R$ 5.800,00 em notas trocadas, bem como celulares, balanças de precisão, faca com vestígios de entorpecente, entre outros objetos de procedência duvidosa.