Cotidiano

OPERAÇÃO

Operação da Receita Federal e PF mira contrabandistas de cigarros em Umuarama  

20/03/2024 10H38

Jornal Ilustrado - Operação da Receita Federal e PF mira contrabandistas de cigarros em Umuarama  

Na manhã desta quarta-feira (20), a Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal lançou a Operação HANSEI, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso especializado no contrabando, transporte e distribuição de cigarros paraguaios. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Maringá/PR, Umuarama/PR, Londrina/PR, Barueri/SP e Sorocaba/SP. A operação conta com a participação de 10 Auditores-Fiscais e 1 Analista Tributário da Receita Federal, além de 22 agentes da Polícia Federal. 

De acordo com a PF, a ação é fruto de um trabalho de investigação, que teve como ponto de partida a análise do material apreendido durante outra operação de combate ao contrabando denominada “TEÇÁ”. 

Segundo as investigações, a partir da análise do material da Operação TEÇÁ, foi possível identificar outros membros importantes desse esquema criminoso, responsáveis pela distribuição de cigarros contrabandeados em diversos estados brasileiros. O líder do grupo, agora identificado, mantinha relações com contrabandistas da região do Cone Sul do Mato Grosso do Sul desde 2013, além de ser apontado como responsável por “acertos” com policiais nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. 

As investigações revelaram ainda que o grupo utilizava pessoas jurídicas para ocultar movimentações financeiras incompatíveis com o faturamento das empresas e os rendimentos declarados pelas pessoas investigadas. Para evitar rastreamento de transações bancárias, o grupo realizava operações em espécie e em nome de laranjas. 

Até a publicação da reportagem a PF não havia divulgado o resultado da operação.