EM UMUARAMA
Moradores de oito bairros – Parque Danielle, Vitória Régia, Alto da Boa Vista, San Remo II, Aeroporto I, Aeroporto II, Veneza e Itália – tiveram a oportunidade de se desfazer de todos os tipos de entulhos, como móveis velhos, galhos, objetos inservíveis, ferro-velho e principalmente objetos que possam acumular água e apresentar risco com relação à dengue. A ação resultou na retirada de 50 toneladas de lixo, que foram devidamente destinados ao Aterro Sanitário.
O bota-fora faz parte do conjunto de ações da Operação Bairro Limpo, que está em sua sétima edição e é um dos projetos de maior sucesso da administração Hermes Pimentel. “Nesta região do Parque Danielle foram retirados quatro caminhões basculantes de entulhos diversos, totalizando 32 toneladas, e mais cinco caminhões de carga seca, totalizando 18 toneladas. Entre os serviços públicos oferecidos nesta operação, o bota-fora é um dos mais elogiados pelos moradores, que têm a oportunidade de fazer um verdadeiro limpa em seus quintais”, comenta Edna Justino, secretária municipal de Habitação e membro da comissão organizadora do projeto.
A Operação Bairro Limpo reúne serviços gratuitos realizados por diversas secretarias municipais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, como troca de lâmpadas, podas de árvores, capinas, operação tapa-buracos, recape asfáltico, limpeza de bocas de lobo, pintura de meios-fios, troca de tampas de bueiros, nova sinalização viária (vertical e horizontal) e coleta de entulhos, entre outros serviços.
Após a finalização dos trabalhos, que envolve a dedicação de centenas de servidores, toda uma região fica transformada, como comenta o prefeito Pimentel. “Começamos pelo Sonho Meu e fomos para o Jabuticabeiras, depois a região do Guarani, do Alvorada, no distrito de Santa Eliza e por último foi no Parque Metropolitano. Agora chegamos à região do Danielle e já estamos estudando onde e quando será a oitava edição”, observa.
Pimentel relata que ao final de cada edição é realizada uma festa de encerramento, com uma série de atividades para as crianças – com distribuição de pipoca e algodão-doce, brinquedos infláveis e brincadeiras diversas comandadas por profissionais da Secretaria de Esportes –, danças, shows musicais e serviços à população, como cadastro de currículos, cadastros e solicitações à Secretaria de Assistência Social, vacinas diversas e outros serviços de saúde e muito mais. “Nós deixamos pré-agendada a festa de encerramento no Danielle para o sábado dia 8 de julho, mas ainda estamos dependendo de fechar algumas agendas. Com certeza vários dias antes nós vamos comunicar e convidar a todos para participar”, finaliza o prefeito.