AGOSTO LILÁS
Ponto de atendimento itinerante é oferecido pelo Governo do Estado e ação foi conquistada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Lançado em 2015 pelo Governo do Estado, o Ônibus Lilás foi estruturado para levar atendimento e orientações jurídicas e psicológicas às mulheres do Paraná. A cor é uma referência ao Agosto Lilás, mês em que são desenvolvidas ações e atividades pelo fim da violência contra a mulher e o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. Umuarama foi uma das cidades escolhidas para receber o serviço, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria da Mulher de Curitiba.
Na próxima quarta-feira (9), das 9h às 17h, o Ônibus Lilás ficará estacionado na Praça Miguel Rossafa e aberto ao público de Umuarama e de toda a região que queira participar de uma série de atividades com foco no aconselhamento terapêutico e jurídico, como explica Silmara Ruiz, presidente do CMDM. “Convidamos a todas a mulheres, profissionais da área de saúde e da psicologia, estudantes e demais pessoas interessadas em participar de rodas de conversa com a presença de psicoterapeutas e especialistas no tema proteção à mulher, destacando que todas as ações não têm custo algum”, explica.
Silmara conta que a psicoterapeuta Claremília Piffer coordena, no período da manhã, o debate ‘Amor ou Controle? Reconheça os Sinais de Relacionamentos Abusivos’, um tema de grande relevância quando se fala em violência contra a mulher. “Também teremos um encontro indispensável com a empresária e palestrante Renata Spengler, que vai abordar o tema ‘Amor Próprio’. Ambas as abordagens preparadas especialmente para o cronograma do Agosto Lilás, que temos em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), serviços ligados à Secretaria de Municipal de Assistência Social”, define.
A presidente do CMDM acrescenta ainda que, além do Ônibus Lilás, outras ações estão programadas em parceria com o Creas/Cram e serão realizadas por meio do Conselho da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Umuarama, que são rodas de conversa, encontros, discussões e debates sobre pautas voltadas à proteção e ao combate à violência contra a mulher. “Essas interações serão feitas principalmente nas escolas de Umuarama, tanto das redes municipal e estadual, quanto particulares”, aponta.
Ela indica ainda que esses encontros também podem ser realizados em empresas e demais instituições interessadas em debater o tema, preparando uma sociedade mais justa e consciente. “Empresários, diretores, coordenadores e responsáveis por instituições podem entrar em contato com o CMDM ligando para a Casa dos Conselhos de Umuarama, no telefone (44) 3906-1092, ou presencialmente na avenida Presidente Castelo Branco n° 3370, salas 5 e 6”, revela.
O Agosto Lilás
O secretário municipal de Assistência Social, Amós Westphal, explica que o Agosto Lilás nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher e que a chegada do Ônibus Lilás representa uma grande oportunidade para toda a comunidade de Umuarama, dos distritos e dos municípios da região. “No ônibus há um espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso para garantir a privacidade das mulheres. O equipamento possui uma equipe multidisciplinar para prestar orientação psicológica e jurídica às vítimas de violência, assim como informações para prevenção deste tipo de crime”, informa.
Ele lembra que durante todo o ano a administração municipal realiza um trabalho completo e cuidado de atenção à mulher, por meio do Creas/Cram, mas que agosto é um tempo especial para falar sobre todos os tipos de violência que a mulher está sujeita e precisa ser defendida. “É preciso principalmente saber onde buscar ajuda e ter a certeza de que tudo pode ser feito com segurança e sigilo total, sempre com foco em preservar a dignidade e principalmente a vida da mulher”, resume.
Westphal comunica ainda que o Creas/Cram realizará rodas de conversa com os grupos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) I e III, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Para Idosos (SCFVI), na Casa da Paz, na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e na Unialfa, entre outras instituições. “Reforçamos que nosso objetivo é promover o debate e a reflexão acerca da violência doméstica e familiar, suas causas e mecanismos de proteção”, finaliza.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – ONDE BUSCAR AJUDA
Creas/Cram
Rua Ceará n° 5476 – Zona II – Telefones: (44) 2020-6151 e (44) 98457-1135
OUTROS CANAIS DE DENÚNCIAS
Delegacia da Mulher | (44) 3639-6557 |
Polícia Militar | 190 ou (44) 3622-5868 |
Samu | 192 |
Guarda Municipal | 153 |
Disque Denúncia | 180 |