Umuarama

UMUARAMA

Obras emergenciais na ponte no Laranjeiras seguem a todo vapor e local está com tráfego normal

26/12/2024 12H38

Jornal Ilustrado - Obras emergenciais na ponte no Laranjeiras seguem a todo vapor e local está com tráfego normal

A ponte do Parque Laranjeiras, que faz a ligação entre a rua José Balan com a das Azaleias, teve uma das pistas avariada com o transbordamento do Córrego Pinhalzinho, ocorrido após uma forte chuva na última segunda-feira (23). Com a rápida ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e da Defesa Civil, foi responsável por garantir a segurança de pedestres e motoristas que utilizam aquela via, que foi interrompida por apenas algumas horas. As obras continuam e até o final da tarde desta sexta-feira (27) o tráfego poderá ser feito normalmente.

Em um primeiro momento, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos concentraram esforços para a realização de um trabalho paliativo que garantisse a não interrupção da via, retirando toda a sujeira que estava obstruindo a passagem das águas pluviais, substituindo a tubulação principal e realizando a reposição do aterro.

Após esta ação inicial, foi feito o serviço de fresado – que é a realização da técnica de fresagem, que consiste na remoção da camada superficial do pavimento de forma controlada, sem danificar outras camadas que estão em boras condições, para que se possa constituir a etapa preliminar de recuperação da malha asfáltica – e a colocação de brita. Já o novo asfaltamento da ponte só deve ser iniciado na próxima segunda-feira (30), que foi o prazo solicitado pela empresa fornecedora de massa asfáltica para a Prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil, não houve desalojados e as equipes de socorro também não foram acionadas para pedido de lonas ou outras situações mais graves. “Fomos para o local imediatamente, assim que os moradores nos comunicaram a respeito do ocorrido, para garantir a proteção aos cidadãos, apoiar nas sinalizações necessárias para não colocar motoristas em risco e oferecer todo apoio necessário para que as equipes de trabalhadores da Secretaria de Obras pudessem atuar na recuperação daquela obra”, informou Joelson Simão Barbosa, coordenador da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).